Press Release

02/03/2018: ANGOLA PARTICIPA NA REUNIÃO ANUAL DE PARCEIROS DA POWER ÁFRICA

ANGOLA PARTICIPA NA REUNIÃO ANUAL DE PARCEIROS DA POWER ÃFRICA

Washington - O Secretário de Estado do Ministério da Energia e Águas, António Belsa da Costa, chefia uma delegação angolana que em Washington D.C. (Estados Unidos da América), participa até hoje, sexta-feira na reunião 2018 de parceiros, da Iniciativa Power África.

Esta é  a quarta 4ª reunião anual, que acontece de dois em dois anos, desde que a Iniciativa Power África foi lançada em 2013, em Addis Abeba, na sede da União Africana pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama, com o objectivo de aumentar o acesso à electricidade para as populações no continente Africano.

O encontro, iniciado dia 28 de Fevereiro, é uma plataforma para avaliar os progressos alcançados pelos diferentes países, troca e partilha de experiências,  dificuldades encontradas, oportunidades de investimento disponíveis em matéria de energia, comércio e infraestrutura em todo o continente africano, envolvendo os governos, sectores público e privado americanos e africanos a fim de rever a implementação da iniciativa nos diferentes países e ao mesmo tempo explorar novas fontes de financiamento.

Inicialmente o projecto envolvia apenas dez países e graças ao seu crescimento, abrange todos os países africanos.

O Secretário de Estado do ministério da Energia e Águas que interveio quinta-feira no evento, enfatizou a importância da parceria entre o governo angolano e a Power África, augurando a continuidade da colaboração existente  no futuro, tendo em conta os objetivos da Iniciativa, no continente africano e as metas estratégicas que Angola tem para o crescimento e a sustentabilidade do sector energético.

"O Executivo angolano está a trabalhar para expandir o acesso à energia eléctrica aos cidadãos de todo o país, permitindo uma melhor qualidade de vida para os angolanos. À semelhança de outros países na África Subsaariana, o nosso país possui um vasto potencial para o desenvolvimento de projectos de energias limpas", disse o governante angolano.

Desde Novembro de 2016, o Ministério da Energia e Águas tem trabalhado com a Power África, em matéria de consultoria para a implementação de novos projectos, revisão de normas e regulamentos que permitam que os projectos sejam fiáveis.

A procura de financiamentos, identificação de recursos técnicos disponíveis na referida Iniciativa, melhorar o enquadramento legal do sector, desenvolvimento de projectos de energias renováveis envolvendo o sector privado a fim de criar mais oportunidades para melhorar o acesso à energia eléctrica nas zonas rurais através de soluções energéticas fora da rede são outras acções que têm sido realizadas.

A Cimeira Power África realizada em 2017 acolheu 500 investidores dos EUA,  África e Europa, em Washington, para apresentar projectos de energia, discutir oportunidades de investimento e estabelecer parcerias no seio da comunidade internacional.

No evento foi anunciada a continuidade da Iniciativa Power África, na Administração de Donald Trump.

A delegação chefiada por António Belsa da Costa, Secretário de Estado da Energia, integra Kiala Pierre, Director do Gabinete de Intercâmbio Internacional e Adalberto Azevedo, Director de Gabinete do Secretário de Estado.

Participam igualmente no encontro Agostinho Tavares, Embaixador de Angola nos EUA e diplomatas séniores em missão em Washington, D.C.