Press Release

12/10/2017: MINISTRO ABORDA EM WASHIGNTON DESENVOLVIMENTOS DA ECONOMIA ANGOLANA

MINISTRO ABORDA EM WASHIGNTON DESENVOLVIMENTOS DA ECONOMIA ANGOLANA

Washington, D.C.- O ministro das Finanças, Archer Mangueira, partilhou em Washington, com o director do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, Abebe Selassie, as perspectivas e os desenvolvimentos recentes da economia angolana.

No encontro, que decorreu nesta quarta-feira, dia 12 de Outubro de 2017, à margem das reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, foram igualmente abordados os principais tópicos que darão forma a próxima missão do FMI a Angola, prevista para o mês de Novembro.

Desde a entrada em funções do novo Executivo, esta será a primeira missão do Fundo Monetário Internacional ao país, com o objectivo de obter a actualização dos dados macroeconómicos e perceber a nova orientação de políticas do Governo saído das últimas eleições.

Por seu turno, Abebe Selassie, congratulou o novo governo saído das eleições de 23 de Agosto, reiterando o compromisso da sua instituição em cooperar com o nosso país em vários domínios.

Segundo o economista etíope, a sua instituição está comprometida em assessorar os estados membros na adopção de políticas macroeconómicas consentâneas, bem como prestar assistência técnica com vista a promover e aumentar as receitas e racionalizar os gastos.

"Angola é uma das maiores economias da região. Uma Angola sadia, significa uma África sadia. Sabemos das dificuldades que estão a enfrentar com os bancos correspondentes. Estamos a tentar sensibilizar os nossos colegas quanto a isso", finalizou.