Press Release

11/09/2017: EUA: EMBAIXADORES DA SADC CELEBRAM JUBILEU DA ORGANIZAÇÃO

EUA: EMBAIXADORES DA SADC CELEBRAM JUBILEU DA ORGANIZAÃÃO

Washington - O grupo de embaixadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) acreditados nos Estados Unidos da América (EUA) celebrou sábado, em Washington, o seu 25º aniversário, comemorado a 17 de Agosto deste ano.

O evento de confraternização decorreu na residência oficial da República de Angola nos EUA, onde os embaixadores de países membros da SADC, com suas famílias e outros diplomatas convidados, interagiram, trocaram impressões e saborearam pratos típicos da culinária dos seus respectivos países.

Na ocasião, o embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, enalteceu e agradeceu a presença de seus homólogos do Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Malawi, Madagáscar, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe, membros da organização sub-regional de integração económica dos países da África Austral.

Faz ainda parte da SADC as Ilhas Comores, cuja missão diplomática nos EUA está sedeada em Nova Iorque.

Os diplomatas estrangeiros presentes no evento felicitaram o povo angolano pela realização das eleições gerais de 23 de Agosto, tendo elogiado a maturidade e civismo demonstrados durante o processo.

Os embaixadores auguraram os melhores votos para o Presidente eleito, João Manuel Gonçalves Lourenço, desejando-lhe êxitos.

Nestes 25 anos da SADC, considera-se globalmente positiva a acção da organização sub-regional, nomeadamente nas áreas do desenvolvimento de infra-estruturas e na promoção de uma identidade regional, apesar de enfrentar no seu percurso significativas dificuldades.

Resultado da Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral, a organização sub-regionl apresenta-se com novos objectivos, orientados na perspectiva do processo de globalização em curso, caracterizado por uma dinâmica de constantes transformações a nível político e económico.

De entre as metas estratégicas da SADC, o seu programa enfatiza a reabilitação das infra-estruturas, a liberalização do comércio, a segurança alimentar, o desenvolvimento humano e social, paralelo ao seu crescimento.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral foi criada a 17 de Agosto de 1992, em Windhoek, Namíbia. A SADC inicialmente foi chamada de Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC), fundada em 1980 por apenas nove dos actuais 16 estados membros, nomeadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe.

O inglês, francês e o português constituem as línguas oficiais da comunidade.