News & Announcements

12/04/2018: Lesotho: SADC exorta militares a manter paz e estabilidade

Lesotho: SADC exorta militares a manter paz e estabilidade

Maseru - O comandante das Forças da Missão de Prevenção da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral para o Reino do Lesotho (SAPMIL), brigadeiro Sabino Dunguionga Saara, exortou os efectivos das Forças Armadas do Lesotho para manterem a paz e estabilidade no país, com vista a garantirem a harmonia.

O brigadeiro Sabino Saara falava em Maseru, no seminário organizado pela SAPMIL, na última segunda-feira, destinado aos efectivos das Forças de Defesa do Lesotho (LDF).

Na ocasião, o oficial superior das Forças Armadas Angolanas (FAA) ao serviço da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) instou os militares do Reino do Lesotho para defenderem a integridade territorial do seu país e ajudarem o governo a alcançar os objectivos do desenvolvimento nacional.

Recordou que uma sã relação entre líderes civis e militares é vital para a manutenção do Estado e da Nação. "Uma genuína confiança mútua entre os líderes civis, militares e o povo é a essência necessária para tornar a relação mais viável, credível e duradoira", disse.

O seminário foi aberto pelo major-general Matela Matobakele, em nome do chefe do Estado Maior das LDF, tenente-general Mojalefa Letsoela, e tem a duração de três semanas, no quadro do mandato da SAPMIL.

Até o dia 26 do corrente mês, o evento aborda temas como a cooperação entre civis e militares, o papel das forças armadas numa sociedade democrática, a relação entre os militares e a media, o governo e outros sectores da sociedade.

O Reino do Lesotho faz parte da SADC e vive uma crise política agravada pelo assassinato de dois chefes das suas forças armadas, em 2015 e 2017, que levaram as autoridades a solicitar uma intervenção da comunidade.

Um contingente de 269 efectivos, entre militares, polícias, especialistas de inteligência e civis, encontra-se desde Dezembro último neste país.

A missão é dirigida por Angola, no âmbito da presidência rotativa do órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC.