Press Release

18/06/2017: DIPLOMATA ABORDA COM PARCEIROS AMERICANOS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO PAÍS

DIPLOMATA ABORDA COM PARCEIROS AMERICANOS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NO PAÃS

Washington - O Cônsul Geral de Angola em Los Angeles, Califórnia (EUA), Martinho Codo, efectuou uma visita de trabalho ao Estado de Oregon, localizado na região dos Estados do Pacífico, a convite da governadora Kate Brown, que se inscreve no âmbito da aproximação e incremento das relações de cooperação económica e comerciais entre os dois países.

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola nos EUA, a que a Angop teve acesso, Martinho Codo foi recebido em audiência pela governadora Brown, com quem passou em revista as possíveis áreas de cooperação e de  interesse comum, nos sectores da agricultura, educação, saúde e geminação de cidades.

Acrescenta que foi dado ênfase à necessidade do estabelecimento de uma cooperação com Angola, baseada na transferência de tecnologia e know-how, bem como investimento estrangeiro, principalmente nos domínios da agricultura, madeira e indústria transformadora, de acordo com as prioridades emanadas do programa do Executivo angolano, em prol da diversificação da economia nacional.

Durante a sua visita ao Estado americano de Oregon, o Cônsul Geral de Angola em Los Angeles abordou igualmente com o Mayor da cidade de Bevearton questões relacionadas com o desenvolvimento de laços económico-comerciais fortes entre Angola e esta região dos EUA.

Neste sentido, as duas entidades concordaram na realização de uma missão empresarial a Angoa, num futuro próximo, na qual participarão representantes do Gabinete para o Desenvolvimento Económico da governadora do Estado e empresários locais ligados aos mais variados domínios.

Neste contexto, tendo em consideração o aumento das trocas comerciais entre ambos os países, foram identificados produtos angolanos que poderão entrar no mercado americano, nomeadamente o mel do Moxico, cerveja nacional e artesanato.

A visita também permitiu encontros frutíferos com empresas interessadas na importação dos referidos produtos, que se prontificaram em juntar-se na realização da futura missão empresarial.

No final da sua visita, Martinho Codo encontrou-se com o corpo directivo da comunidade angolana residente naquele Estado, estimada em cem membros, para saudação e auscultação de eventuais problemas que a referida comunidade enfrenta, a nível jurídico-consular e outros.

De lembrar que o Estado de Oregon é situado ao Norte da Califórnia e contitui um dos 14 Estados sob jurisdição do Consulado Geral da República de Angola em Los Angeles.

Oregon é o 33º Estado da União, contando com uma população de 4.093.465 habitantes e possui uma economia dinâmica e robusta, que lhe permite ocupar um dos primeiros lugares na classificação de todos os Estados em termos de melhoria de emprego e diminuição do desemprego. Em 2016, o Produto Interno Bruto  do Estado de Oregon foi de 226,8 biliões de dólares, ocupando o 25º lugar nos Estados Unidos.