Press Release

25/05/2017: EUA: EMBAIXADA DE ANGOLA NA CELEBRAÇÃO DO DIA DE ÁFRICA EM WASHINGTON

EUA: EMBAIXADA DE ANGOLA NA CELEBRAÃÃO DO DIA DE ÃFRICA EM WASHINGTON

Washington - A Embaixada de Angola nos Estados Unidos de América (EUA) participou na noite de quinta-feira, em Washington (D.C), na celebração do 54º aniversário da criação da Organização de Unidade Africana (OUA), actualmente União Africana (UA), assinalado dia 25 deste mês.

Este ano, o comité de preparação das actividades comemorativas foi presidido pela África do Sul e Moçambique, dois países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A Gala do Dia de África aconteceu no Ronald Reagan Building and International Trade Center, o primeiro edifício federal em Washington (D.C), projectado para realização de actividades governamentais e do sector privado.

No evento, que contou com o patrocínio de vários parceiros como a Sasol, Chevron, Caterpillar, South Africa Airways, ExxonMobil, Ethiopia Airlines, Sahouri Insurance, entre outras empresas, estiveram presentes representantes de Organizações Não Governamentais (ONG), académicos, jornalistas, entre outros convidados.

O embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, participou no evento, acompanhado da embaixatriz, Prudência da Silva, e de diplomatas seniores em missão em Washington.

A efeméride foi comemorada sob o lema "Aproveitando o Dividendo Demográfico Através do Investimento na Juventude", em que os convidados puderam ouvir várias mensagens de felicitações nomeadamente do decano do Grupo Africano de Embaixadores nos EUA, da embaixadora da UA, dos embaixadores da África do Sul e de Moçambique, co-organizadores da actividade.

A Administração americana esteve representada no encontro por Peter Barlerin, Secretário de Estado Adjunto para os Assuntos Africanos, em exercício desde 10 de Março de 2017.

O momento cultural do evento foi animado pela cantora e compositora angolana Vivalda Dula e a sua banda, para além da banda Sahel, de jovens oriundos de Cabo-Verde e Senegal, que brindaram os presentes com sons e ritmos de qualidade.

A UA é uma organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano nos mais variados aspectos e foi fundada em 2002.

A organização tem o objectivo de promover a unidade e solidariedade africana, defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos estados africanos e a integração económica, a cooperação política e cultural no continente.

Além do presidente, fazem parte dos órgãos da UA a Assembleia-Geral, o Conselho Executivo e a Comissão da União Africana.