News & Announcements

17/08/2017: Vice-presidente da República destaca capacitação energética de Angola

Vice-presidente da República destaca capacitação energética de Angola

Soyo - O Vice-presidente da República, Manuel Vicente, disse nesta quinta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, que o executivo angolano está a capacitar o país com a potência de energia eléctrica necessária para o desenvolvimento.

O vice-presidente, que falava após ter inaugurado a Turbina 4, que marcou a sincronização desta estação no Sistema Norte Interligado, que se destina a abastecer parte do Bengo e Luanda e vice-versa, manifestou-se satisfeito por ser a conclusão de uma das fases planificadas para 2013/2017.

"Não pode ser melhor do que estar grato, por se ter realizado. É também o sentimento de dever cumprido" – exprimiu Manuel Vicente quando, em síntese, falava aos jornalistas sobre a sua jornada no Soyo, onde inaugurou igualmente uma subestação de 400 kv.

"A economia ganha com isto em todos os aspectos. Sem energia o país não move, sem estrada a economia não move" – realçou o Vice-presidente, fazendo referência à auto-estrada Nzeto-Soyo, que acabara igualmente de inaugurar para a reposição do trânsito automóvel sobre asfalto.

No ciclo combinado, a energia térmica resultante da combustão do gás natural é utilizada para accionar uma turbina por meio de um veio ligado ao alternador, resultando na produção de energia eléctrica nos terminais de um alternador.

Os gases resultantes da combustão do gás atingem temperaturas superiores a 500 graus centígrados. Estes são aproveitados numa cadeira de recuperação de calor onde se produz vapor usado para accionar uma turbina a vapor, que irá optimizar o rendimento e consequentemente aumentar a produção.

O ciclo combinado é uma nova tecnologia que o governo implementou pela primeira vez em Angola.

Com uma potência de 750 mw, o ciclo combinado vai abastecer em alta tensão, fora do Zaire, as subestações de Nzeto-Capari 1, com 191 km de linha, Nzeto-Cpari 2, 191 km, Catete-Viana com 38 km, Capari-Catete 1, com 56 km, e Capari-Catete2, com a mesma quilometragem de linha.