Press Release

13/03/2017: EUA: ANGOLA PRESENTE NA CONFERÊNCIA DO PEPFAR

EUA: ANGOLA PRESENTE NA CONFERÃNCIA DO PEPFAR

Washington - O país participa, de 13 a 16 de Março, na capital federal dos Estados Unidos da América, Washington, D.C., na Conferência do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio do VIH/SIDA (PEPFAR), que decorre no Departamento de Estado dos EUA.

Angola faz-se representar ao evento por uma delegação oficial chefiada por Luís Gomes Sambo, ministro da Saúde, e que integra Katiza Mangueira, chefe da Direcção de Medicina e Equipamentos, Miguel de Oliveira, director do Instituto Nacional de Saúde Pública, Tânia Lourenço, conselheira do Ministério da Saúde e Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA.

Pela parte americana participam Helen La Lime, embaixadora dos EUA em Angola, Derrick Brown, director da USAID em Angola e Carey Spear, coordenador do PEPFAR.

O PEPFAR é considerado a pedra angular e a maior componente da Iniciativa de Saúde Global do Presidente dos EUA, com ênfase especial para a melhoria da saúde das mulheres, recém-nascidos e crianças.

O objectivo da Iniciativa Global de Saúde é salvar o maior número de vidas, apoiando os países na implementação dos seus programas visando a melhoria das condições de saúde.

No âmbito do PEPFAR os Estados Unidos fornecem a Angola assistência técnica para maximizar a qualidade, cobertura e impacto da resposta nacional ao VIH/SIDA.

À margem do evento, o governante angolano irá manterá vários encontros com   parceiros americanos: com o responsável da Administração de Alimentos e  Medicamentos (FDA), Suzanne Westman, Directora do Centro de Controle de Doenças (CDC), Irene Koek, Coordenadora Interina da Malária e Bernard Nahlen, Coordenador Adjunto, para discutir questões ligadas à Iniciativa Presidencial de combate à malaria (PMI).

Lançada em 2005, o objectivo da Iniciativa Presidencial de combate à Malária (PMI), é reduzir a 50 porcento a mortalidade relacionada com a malária em 15 países da África Subsaariana através de uma rápida expansão de quatro métodos comprovados e altamente eficazes como a prevenção da malária e medidas de tratamento, mosquiteiros impregnados com insecticida, pulverização residual de interiores, diagnóstico preciso e tratamento imediato com terapias combinadas e o tratamento preventivo de gestantes.

A Iniciativa Presidencial contra a Malária (PMI) também inclui o combate à tuberculose.