Press Release

07/03/2017: EMBAIXADA DE ANGOLA CELEBRA SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER

EMBAIXADA DE ANGOLA CELEBRA SEMANA INTERNACIONAL DA MULHER

Washington - O Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Tavares, procedeu à abertura nesta segunda-feira dia 6, da  "Semana Internacional da Mulher", nas instalações da missão diplomática em Washington, D.C.

A  "Semana Internacional da Mulher", em saudação aos dias 2 e 8 de Março, respectivamente, Dia da Mulher Angolana e Internacional da Mulher, que decorre até 11 do corrente, inclui concursos de desenho infanto-juvenil, poesia e culinária.

A jornada Março-Mulher, organizada pela embaixada angolana, inclui igualmente nos dias 8 e 11  um seminário sobre a experiência da mulher na sua vida profissional cumprindo as suas obrigações familiares e sociais e uma conferência que facilitará a discussão de questões pertinentes que têm um impacto económico e social na vida das mulheres.

Na sua alocução, o embaixador Agostinho Tavares realçou o importante papel jogado pela mulher angolana na luta de libertação nacional pela independência do país e as suas conquistas na sociedade.

"Em Angola, fruto do seu esforço e superação, a mulher ocupa lugares proeminentes no Governo, Parlamento e posições de destaque em organizações internacionais, o que nos deixa muito orgulhosos, apesar de sabermos que um pouco por todo o mundo a mulher ainda é vítima de violência doméstica e de muita discriminação", destacou o diplomata, que felicitou as mulheres pela celebração das efemérides.

O Embaixador de Angola nos EUA, falou sobre a origem e importância histórica do Dia Internacional da Mulher, oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas, como um reconhecimento ao papel desenvolvido na reivindicação de uma participação plena e igualitária na sociedade e na luta contra a discriminação.

A "Semana Internacional da Mulher" encerra no dia 11 de Março, com a outorga de prémios aos vencedores dos concursos e um momento cultural que contará com um desfile de modas, e a actuação de músicos angolanos e cabo-verdeanos.

Participaram no evento, Embaixadores dos países da SADC e CPLP acreditados nos EUA, respectivamente da Swazilândia, Botswana, Uganda, Malawi, Cabo-Verde, Ilhas Maurícias e Timor-Leste, representantes de instituições governamentais e do congresso Americano, para além de membros da comunidade residente e diplomatas em missão em Washington, D.C.

A "Semana Internacional da Mulher", trás à capital federal dos Estados Unidos, mulheres que se têm destacado na sociedade angolana em vários domínios, nomeadamente nas artes e empreendedorismo.