News & Announcements

17/01/2012: José Eduardo dos Santos convidado a assistir investidura de Yahya Jammeh

José Eduardo dos Santos convidado a assistir investidura de Yahya Jammeh

Luanda – O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, foi convidado em Luanda a assistir à cerimónia de investidura do seu homólogo da Gâmbia, Yahya Jemus Jammeh, agendada para o dia 19 do corrente mês.

O convite consta de uma missiva entregue pelo ministro gambiano do Comércio e Indústria, Abdou Kolley, na qualidade de enviado especial, ao titular angolano da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, que o recebeu no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Em declarações à imprensa, o emissário afirmou que “o convite é o reflexo do excelente estado que as relações bilaterais entre Angola e a Gâmbia estão a viver”.

 Segundo Abdou Kolley, a missiva serve ainda para transmitir os votos do Chefe de Estado gambiano, para que as eleições em Angola, agendadas para este ano, decorram, tal como na Gâmbia, sem sobressaltos.

Durante a audiência, de cerca de 30 minutos, os governantes abordaram também a situação da comunidade gambiana residente em Angola, tendo o ministro João Baptista Kussumua oferecido garantias a Abdou Kolley de que “os gambianos aqui residentes vivem em perfeita harmonia com os angolanos”.

Yahya Jammeh, de 46 anos, líder da Aliança Patriótica para a Reorientação e a Construção (APRC), foi eleito, com 72 porcento dos votos, para um quarto mandato de cinco anos à frente desta antiga colónia britânica de 1,7 milhões de habitantes.