News & Announcements

23/02/2017: Aprovado Relatório de Balanço de Caixa de Janeiro de 2017

Aprovado Relatório de Balanço de Caixa de Janeiro de 2017

Luanda - A quarta reunião ordinária conjunta das comissões Económica e para a Economia Real do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aprovou hoje, quinta-feira, o Relatório de Balanço do Plano de Caixa do Mês de Janeiro de 2017, cujas despesas foram executadas em 73 porcento do montante programado.

A reunião aprovou ainda a Proposta de Plano de Caixa referente a Março de 2017, que contém a projecção das entradas e saídas de recursos financeiros nesse período.

De acordo com o comunicado final distribuído à imprensa, a sessão procedeu à apreciação preliminar do Programa "Estamos Juntos", que tem por objectivo fomentar a actividade económica das camadas mais desfavorecidas da população, através do acesso ao crédito-ajuda.

No quadro de funcionamento do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), as comissões apreciaram um Memorando sobre a carteira de garantias prestadas pelo respectivo fundo, referente aos projectos financiados ao abrigo do Programa "Angola Investe".

No domínio da agricultura, as comissões apreciaram ainda a proposta de estratégia para o aumento da oferta de fertilizantes em Angola, que tem por objectivo alcançar a auto-suficiência alimentar em todo o território nacional, através do aumento da produção agrícola.

No âmbito da implementação do projecto minero-siderúrgico de Cassinga, as comissões aprovaram o relatório de actividades realizadas pela Ferrangol no ano de 2016 e as medidas preconizadas para a continuidade do projecto, em moldes mais rentáveis.

As comissões tomaram conhecimento do Relatório de Progresso do Projecto ANGOSAT, que regista actualmente um nível de execução global de 80 porcento.

O encontro decorreu no Palácio Presidencial, em Luanda.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros tem como incumbência tratar da agenda macroeconómica do Executivo e assegurar a condução da gestão macroeconómica, em harmonia com os objectivos e as prioridades económicas do Programa de Governação do Presidente da República.

A Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros é o órgão técnico de apoio ao Titular do Poder Executivo na formulação, execução e condução da política de fomento do sector produtivo. Assegura a gestão do fomento de produção e das empresas, de harmonia com os objectivos e as prioridades do sector produtivo, constantes do Programa de Governação do Presidente da República.