News & Announcements

22/06/2017: PR homenageado pelo contributo na desminagem

PR homenageado pelo contributo na desminagem

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi homenageado esta quinta-feira pelo seu contributo no processo de desminagem em curso no país, no âmbito da Conferência Nacional de Desminagem, que decorre em Luanda de 22 a 23 do mês em curso.

Na ocasião, o ministro Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto, afirmou que a homenagem traduz-se no reconhecimento da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Ajuda Humanitária (CNIDAH) e a Comissão Executiva de Desminagem pelo papel do Chefe de Estado no processo de desminagem de todo o território nacional.

"Esta é um cerimónia singela, mas de grande significado político e até mesmo histórico, porque visa enaltecer o empenho e a dedicação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na questão da desminagem, sobretudo pela sensibilidade revelada na sua abordagem, que levou a entender que se tratava, no contexto do país, de um processo crucial, intrinsecamente ligado ao processo de reconstrução nacional", afirmou.

Manuel da Cruz Neto afirmou que o Presidente José Eduardo dos Santos destacou-se pela sua participação activa na constituição de grupos de trabalho, na definição de orientações, no apoio incondicional a todas as iniciativas que pudessem contribuir para livrar o país do pesadelo das minas.

Expressou que esta homenagem constitui também um reconhecimento dos sacrifícios consentidos pelo povo angolano para tornar possível a paz e a reconstrução nacional.

"Na verdade, esta homenagem é, antes do mais, uma homenagem às vitimas mortais e às centenas de milhares de mutilados em resultado das minas", concluiu.

Na cerimónia, que decorre sob o lema " Angola livre de minas, rumo ao desenvolvimento" o ministro recebeu, em nome do Chefe de Estado um galardão e uma estatueta representando um sapador das mãos do presidente da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Ajuda Humanitária ( CNIDAH) , André Pitra " Petroff", que enalteceu a visão estratégia de José Eduardo dos Santos no processo de desminagem no país, numa altura em que se encontrava totalmente minado.

Participam n conferência representantes de várias organizações internacionais que participam no processo de desminagem no país, sapadores das 18 províncias do país, membros do Executivo, entidades eclesiásticas, entre outras  individualidades.