News & Announcements

23/02/2017: Bielorrússia quer cooperar na agricultura e montagem de tractores

Bielorrússia quer cooperar na agricultura e montagem de tractores

Luanda - Angola e a Bielorrússia manifestaram nesta quinta-feira, em Luanda, o interesse em cooperar nos sectores da agricultura e da industrialização da economia angolana.

O interesse foi expresso durante uma audiência que o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, concedeu ao embaixador da Bielorrússia em Angola, Andrei Molchan.

Em declarações à imprensa, Andrei Molchan admitiu a possibilidade de abertura de linhas de crédito e de outras formas de financiamento, visando contribuir para o desenvolvimento de Angola.

Declarou o que valor de prováveis linhas de crédito está em fase de negociação, entre as autoridades angolanas e representantes do Banco de Desenvolvimento da Bielorrússia e de empresas de montagem de tractores, que visitam o país.

Disse que o seu país quer cooperar, essencialmente, na profissionalização da agricultura e da indústria angolanas.

O diplomata falou na criação de uma linha de montagem de tractores em Angola, esperando por uma cooperação com vantagens recíprocas.

Adianta que o seu país está interessado em adquirir de Angola frutos tropicais, petróleo, mineiros, madeira, peixe, entre outros produtos.

Bielorrússia é um país sem saída para o mar localizado na Europa Oriental, e faz fronteira com a Rússia a nordeste, com a Ucrânia, ao sul, com a Polónia a oeste, e com a Lituânia e Letónia a noroeste.

Cerca de 40% da sua área total de 207 mil 500 quilómetros quadrados é coberto por florestas e os seus sectores económicos que mais se destacam são a agricultura e a indústria manufactureira.

A República da Bielorrússia declarou a independência da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS)  a 25 de Agosto de 1991.