News & Announcements

28/07/2017: Eleições/2017: Apresentados observadores eleitorais à comunidade internacional

Eleições/2017: Apresentados observadores eleitorais à comunidade internacional

Angola - Pelo menos 50 observadores eleitorais, membros de 48 organizações do Observatório Eleitoral Angolano (OBEA), foram apresentados, nesta sexta-feira, em Luanda, à comunidade internacional.Falando à imprensa, à margem da apresentação, Luís Jimbo, coordenador do OBEA, disse que o acto visou esclarecer à comunidade internacional sobre as tarefas dos observadores e mostrar o equipamento a ser usado, sobretudo a recolha de resultados no local de votação com tablets.

Referiu que a OBEA solicitou à CNE o credenciamento de 1.800 observadores para permitir a cobertura a nível nacional, mas a Lei Orgânica sobre as Eleições determina apenas 750.

O secretário-geral da UNITA, Marcolino Nhani, considerou positiva a acção da OBEA, augurando que a mesma influencie a CNE a cumprir o seu papel com transparência e isenção.

Já a embaixadora dos Estados Unidos da América, Helena Lalime, disse esperar que a CNE lhes credencie para poderem fazer parte da observação do processo eleitoral em Angola.

Cesinanda Xavier, vice-presidente da Coligação Casa-CE, referiu que a iniciativa da OBEA vai de encontro aos anseios do seu partido, porque a sociedade civil deve estar sempre envolvida e incluída em todos os projectos e anseios da Nação angolana.

Da comunidade internacional presente destacam-se a Noruega, PNUD, EUA, Holanda e Nações Unidas.