News & Announcements

17/01/2012: Angola/Portugal

Angola/Portugal
 

Luanda – O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, manifestou hoje, terça-feira, em Luanda, o interesse deste órgão intensificar as relações com o seu congénere português, a exemplo do que acontece com os governos de ambos os países.

Esta informação foi transmitida pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, em declarações à imprensa, no final da audiência a si concedida pelo presidente do parlamento angolano, no cumprimento da agenda da sua visita Angola, iniciada oficialmente nesta segunda-feira.

De acordo com o responsável luso, durante a conversa, Paulo Kassoma manifestou o interesse para que se intensifique a cooperação entre os hemiciclos, “intenção que transmitirei a presidente da Assembleia da República de Portugal”.

Informou que o líder parlamentar gostaria que houvesse troca de visitas entre altos responsáveis de ambos os parlamentos para que os deputados se aproximassem mais e trocassem experiências,  além daquilo que tem acontecido no quadro da CPLP.

“Fiquei feliz por esta vontade manifestada pelo presidente do parlamento, porque tem havido uma certa distância, pelas circunstancias dos diferentes momentos, entre os deputados. Ambas as casas da democracia devem colaborar mais, tal como acontece entre os governos”, asseverou,

Referiu que as casas das leis representam a diversidade na democracia e é “nesta diversidade que se faz a complementaridade de relações”

A agenda do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, que segunda-feira iniciou uma visita oficial de cinco dias a Angola, prevê encontros com distintas entidades governamentais angolanas, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.