News & Announcements

23/02/2017: Questões dos Grandes Lagos reúne diplomacia africana

Questões dos Grandes Lagos reúne diplomacia africana

Luanda - Respostas eficazes às ameaças à paz e à segurança na Região dos Grandes Lagos é o tema de um whorkshop que reúne no próximo dia 27 ( segunda-feira) no Cairo, República Árabe do Egipto, ministros das Relações Exteriores do continente africano.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores a delegação angolana será encabeçada pelo titular da pasta, Georges Rebelo Pinto Chikoti, que deixou o país nesta quinta-feira rumo a Dar-es-Salam (Tânzania ).

A nota refere que em Dar-es-Salam, o chefe da diplomacia angolana vai participar de uma reunião que vai, dentre outras matérias, avaliar a situação política, de defesa e segurança na região da SADC, bem como tomar conhecimento sobre os últimos acontecimentos ocorridos na RDC e no Lesotho.

Os ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da região vão igualmente analisar a eleição do presidente da União Africana, analisar a proposta dos Estados Membros sobre o Dia de Libertação da África Austral, assim como apreciar o relatório do secretariado da SADC sobre a adesão da República do Burundi e das Ilhas Comores à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A preparação das recomendações que serão posteriormente submetidas a consideração da Cimeira Extraordinária da Troika do órgão, agendada para Março do corrente ano, consta igualmente da agenda da reunião de sexta-feira na capital tanzaniana.