Press Release

25/07/2016: ANGOLA PARTICIPA NO FÓRUM INTERNACIONAL DE LÍDERES

ANGOLA PARTICIPA NO FÃRUM INTERNACIONAL DE LÃDERES

Washington - Uma delegação ministerial angolana, composta por Carolina Cerqueira, ministra da Cultura, e por Ângela Bragança, secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, encontra-se em Filadélfia, Estado americano da Pennsylvania, para participar no Fórum Internacional de Líderes que decorre de 25 a 28 do corrente.

O evento, cuja sessão de abertura está prevista para esta noite, realiza-se de quatro em quatro anos à margem da Convenção Nacional do Partido Democrata, no contexto das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América.

O mesmo é organizado desde 1984 pelo Instituto Nacional Democrático (NDI), uma instituição americana apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha para apoiar e fortalecer as instituições democráticas em todo o mundo.

O certame organizado pela Presidente do NDI, Madeleine Albright, conta com a participação de figuras políticas, ministros, parlamentares, embaixadores, líderes de partidos políticos, de mais de 100 países.

De acordo com o programa, o Fórum Internacional de Líderes (IFL) inclui uma série de actividades não-partidárias organizadas para líderes internacionais, com o objectivo de melhorarem os seus conhecimentos sobre as convenções políticas americanas consideradas eventos globais internacionais e, consequentemente, sobre o sistema político dos EUA.

Da lista de oradores no evento, constam um grupo bipartidário de peritos, incluindo membros do Congresso, jornalistas, pesquisadores, estudiosos e líderes de partidos políticos, que durante a realização do mesmo irão oferecer as suas contribuições e comentários sobre este ano político, considerado por analistas políticos em Washington, como o mais incomum nos Estados Unidos da América.

Os vários painéis de discussão irão cobrir uma ampla gama de tópicos, incluindo uma análise ao que aconteceu na convenção nacional Republicana, o impacto da mídia na campanha presidencial, o significado da divisão política e disfunção partidária na campanha de 2016, os desafios de política externa para a próxima administração, entre outros.

Outra actividade especial será o Almoço de Mulheres em homenagem a Geraldine Ferraro, que terá lugar na quarta-feira, 27 de Julho, e que reúne líderes internacionais mulheres para discutir a importância da participação das mulheres na política.

Geraldine Ferraro, um membro de longa data do conselho de administração do NDI, foi a primeira mulher nomeada como candidata à vice-presidência por um grande partido político nos EUA. Este marco assume um novo significado neste ano, uma vez que se prevê a indicação oficial de Hillary Clinton como candidato presidencial do Partido Democrata, facto histórico para a participação política das mulheres nos Estados Unidos da América.

O embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, convidado ao certame, após Cleveland, onde participou na convenção nacional do partido Republicano, encontra-se igualmente em Philadelphia para assistir à convenção nacional do partido Democrata, que deve nomear Hillary Clinton como a candidata oficial do partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos da América.

Recorde-se que Donald Trump foi indicado oficialmente como candidato do partido Republicano à presidência dos EUA durante a convenção do partido Republicano, que decorreu em Cleveland, Estadoa Americano de Ohio, de 18 a 21 de Julho.