Press Release

14/07/2016: DEPARTAMENTO DE ESTADO FELICITA TRIBUNAL SUPREMO PELA SOLTURA DOS "REVUS"

DEPARTAMENTO DE ESTADO FELICITA TRIBUNAL SUPREMO PELA SOLTURA DOS "REVUS"

Washington - O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América parabenizou o Tribunal Supremo angolano pela soltura dos réus do conhecido processo 15+2, por provimento dado à providência de habeas corpus na primeira sessão da sua Câmara Criminal.

O facto foi expresso nesta quarta-feira (13), em Washington, por Todd Haskell, adjunto de Linda Thomas-Greenfield, subsecretária de Estado para os Assuntos Africanos, num encontro que manteve com o embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares.

De acordo com Todd Haskell, tal decisão demonstra a expressão dos valores democráticos que regem o Estado de Direito.

"Angola está a dar passos muito importantes que merecem ser reconhecidos", disse o diplomata americano, citado em nota de imprensa da representação diplomática angolana nos EUA a qua e Angop teve hoje acesso.

Na ocasião, Todd Haskell fez a apresentação ao embaixador Agostinho Tavares, de Thomas Hastings, que recentemente assumiu as funções de director adjunto no escritório de Assuntos da África Austral, do Departamento de Estado dos EUA.

O diplomata angolano aproveitou a ocasião para manifestar, em nome da Missão Diplomática, as suas mais sentidas condolências pelo incidentes que ocorreram recentemente em Dallas, Texas, que vitimaram cinco agentes da polícia e nos quais nove pessoas ficaram feridas.

No encontro, as partes abordaram igualmente questões ligadas à cooperação bilateral entre os dois países, tendo concluído que as mesmas caminham a bom ritmo.

O Tribunal Supremo de Angola deu, em Junho deste ano, provimento ao habeas corpus apresentado pela defesa dos réus do processo 15+2, condenados por "actos de rebelião e associação de malfeitores". Os mesmos foram libertados sob termo de identidade e residência.