Press Release

06/05/2016: ANGOLA PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DE TECNOLOGIA OFFSHORE EM HOUSTON

ANGOLA PARTICIPA NA CONFERÃNCIA DE TECNOLOGIA OFFSHORE EM HOUSTON
Washington - Angola participa na Conferência Anual de Tecnologia Offshore (OTC), que decorre desde 4 até 8 deste mês, na cidade norte-americana de Houston (Texas).

 

À margem do fórum da OTC, a delegação angolana, chefiada por Aníbal Silva, secretário de Estado dos Petróleos, e que integra Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA, e Francisco de Lemos, PCA da Sonangol, participou terça-feira no Simpósio de Negócios, organizado pela Câmara de Comércio EUA-Angola, em parceria com a Associação de Geminação das Cidades de Houston e Luanda.

Intitulado "Angola: alterar a paisagem do Investimento", o evento teve dois paínés, tendo no principal Aníbal Silva enfatizado os desafios enfrentados pelo sector de petróleo e gás no país, face à baixa dos preços do crude no mercado internacional.

"O Executivo angolano, devido à queda acentuada no preço do petróleo bruto, cujo impacto afectou significativamente as receitas, está a olhar para a nossa economia como um todo, procurando oportunidades de crescimento contínuo e desenvolvimento sustentável", reforçou.

Fizeram ainda parte do simpósio António Henriques da Silva, PCA da Agência de Promoção de Investimentos e de Exportações de Angola, Júlia Machado, cônsul-geral de Angola em Houston, da presidente da Câmara de Comércio EUA-Angola (USAAC), Jeannine Scott, e  Maria da Cruz, directora executiva da Câmara (USAAC). Deanea LeFlorepetre, chefe do Protocolo do Escritório de Assuntos Comerciais e Internacionais da Prefeitura de Houston, também esteve no evento.

O fórum de negócios foi patrocinado pela Chevron, Banco Atlântico, Operatec, PetroAfrica, Sonair, EXWORKS Capitais e contou igualmente com a presença de presença de homens de negócios de Angola e dos EUA.

No âmbito do programa de eventos paralelos à realização da OTC, a Agência de Comércio e Desenvolvimento Americana (USTDA) co-organizou com o Serviço Comercial dos EUA e o apoio da Câmara de Comércio EUA-Angola, no dia 3 de Maio de 2016, em Houston, uma reunião de negócios para empresas dos EUA, na qual destacou as oportunidades de implementação de projectos na África Sub-Sahariana nos domínios de energia e gás, um briefing que forneceu "valiosa contribuição aos mercados de Angola, Ghana, Nigéria e África do Sul".

A OTC oferece um portfólio diversificado de eventos, adaptados às necessidades regionais e técnicas únicas do sector de energia offshore.

Anualmente, os profissionais de energia de todo o mundo encontram-se nesta conferência com o objectivo de trocar ideias e opiniões para o avanço do conhecimento científico e técnico sobre os recursos offshore e as questões ambientais.