News & Announcements

06/05/2016: Angola promove oportunidades de investimento em Los Angeles

Angola promove oportunidades de investimento em Los Angeles

Washington - Uma delegação angolana do sector privado apresentou sexta-feira na abertura da Semana Mundial do Comércio, em Los Angeles (Califórnia, EUA), promovida pela Câmara de Comércio da região, as áreas para investimento no país e destacou as vantagens do negócio.

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América, a que a Angop teve acesso sexta-feira, o cônsul-geral em Los Angeles, Martinho Codo, sublinhou na abertura do seminário o reforço das relações de cooperação entre os dois países, na promoção de projectos de investimento e trocas comerciais.

De acordo com o diplomata, é importante aproveitar os benefícios do Acordo-Quadro de Comércio e Investimento e a Lei para o Crescimento e Oportunidade de África, enquanto o director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP), Norberto Garcia, destacou as potencialidades económicas do Estado da Califórnia e explicou a função da sua instituição.

O responsável da UTIP reforçou que, com base no Programa Nacional de Desenvolvimento (2013-2017) e como estratégia actual, Angola aposta no investimento privado para a realização de projectos nos mais variados sectores produtivos, em prol do desenvolvimento sócio-económico do país.

Por seu turno, o administrador para Área de Promoção e Incentivo às Exportações da APIEX, Lopes Paulo, apresentou a nova Lei do Investimento Privado de Angola e os seus incentivos, tendo destacado os sectores prioritários nos quais o país pretende atrair mais investidores.

Na quinta-feira, penúltimo dia da visita, a delegação angolana manteve encontro de cortesia na Câmara do Comércio da Região de Los Angeles, com Carlos Valderrama e Lee Ligons, nomeadamente vice-presidente para Iniciativas Globais e vice-presidente para o Desenvolvimento de Negócios, tendo ambos se congratulado com a presença de Angola no evento internacional.

A comitiva nacional foi chefiada pelo presidente do Conselho de Administração da Agência para Promoção do Investimento e Exportação de Angola (APIEX), António Henriques da Silva, e integrou igualmente o director da Unidade Técnica para Investimento Privado, Norberto Garcia.

À margem da Semana Mundial do Comércio, participou igualmente em vários encontros bilateris, por sectores de actividade, com potenciais investidores e parceiros norte-americanos, interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre as oportunidades de investimento e negócios que o país oferece.

No evento anual, tomam parte muitas empresas influentes da região, representantes do poder político local, do corpo diplomático consular, bem como membros da sociedade civil e empresariado estrangeiro para abordar temas ligados ao negócio internacional, estudar possibilidades de aumento e reforço das relações de cooperação económica entre a região ao sul da Califórnia e o mundo.

A participação da delegação angolana despertou o interesse dos parceiros dos EUA, tendo merecido da organização um reconhecimento especial, durante a cerimónia de abertura do pequeno-almoço de negócios, que teve lugar na manhã do dia 4 de Maio de 2016.

No cumprimento do programa da visita e ainda a 4 de Maio, a comitiva esteve num seminário sobre investimento privado e oportunidades de negócios em Angola, organizado pelo Consulado Geral, ao qual assistiram empresários americanos, membros do corpo diplomático consular de Los Angeles e representantes da comunidade angolana residente.

Entre as presenças destaca-se a de Alan Horn, PCA da The Walt Disney Studios, e de Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, que apontou no seu discurso as recentes realizações da sua cidade, as grandes potencialidades económicas, aspirações e dinamismo cada vez mais crescente para promover a internacionalização da região, do ponto de vista das oportunidades de negócio e trocas comerciais com o mundo.