News & Announcements

15/02/2016: Luanda acolhe 4ª reunião do Conselho Científico da UNESCO

Luanda acolhe 4ª reunião do Conselho Científico da UNESCO

Luanda - A 4ª Reunião do Conselho Científico Internacional do IX Volume da História Geral de África, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), teve início hoje segunda-feira, em Luanda, sob a égide do Ministério da Ciência e Tecnologia (Minct).

De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso, o certame a realizar-se de 15 a 19 deste mês, visa a recolha, avaliação e validação de dados científicos relativos à História Geral de África (HGA).

"A oportunidade de o evento realizar-se na capital angolana resulta da cooperação técnica, científica e institucional existente entre o organismo especializado do Sistema das Nações Unidas e o Executivo angolano e constitui uma oportunidade para discussão científica, com académicos e investigadores angolanos, sobre os contributos para o aprofundamento da compreensão da história de África", lê-se na nota.

A UNESCO, acrescenta o informe, está a preparar o lançamento do IX volume sobre a História Geral de África, o qual deverá versar sobre a história recente da descolonização, o fim do apartheid na África do Sul e o lugar do continente africano no contexto do mundo contemporâneo.

Assim, de forma a responder substancialmente às novas questões pedagógicas, científicas e políticas relacionadas com a história de África, a reunião de Luanda propõe-se a responder os objectivos como actualizar os conteúdos dos primeiros 8º volumes da História Geral de África, à luz dos recentes desenvolvimentos nos vários domínios da investigação científica, mapear e analisar as diferentes diásporas africanas, bem como as suas contribuições para a construção de sociedades modernas e para a emancipação e desenvolvimento de África e analisar os novos desafios com que a África e respectivas diásporas se confrontam hoje, bem como identificar e equacionar novas oportunidades de desenvolvimento.

Segundo o documento, para o efeito e em obediência aos seus procedimentos, a UNESCO criou um Conselho Científico Internacional ao qual incumbe assegurar as responsabilidades científicas e intelectual da elaboração no IX volume sobre a História Geral de África.

Nesta conformidade, o Ministério da Ciência e Tecnologia predispôs-se a acolher, em Luanda, este encontro, o qual deverá validar cerca de 30 porcento das contribuições para o volume IX da História Geral de África.