News & Announcements

15/02/2016: Ministra da Cultura visita exposição de obras de arte recuperadas

Ministra da Cultura visita exposição de obras de arte recuperadas

Luanda - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, visitou sábado ultimo a exposição das obras da colecção Chokwe recuperadas pela Fundação Sindika Dokolo, expostas na Palácio de Ferro, na capital angolana.

Trata-se de duas máscaras Mwana Pwo e uma estatueta rara de uma figura masculina, datadas do final do século XIX, início do século XX, roubadas do Museu do Dundo, Lunda Norte, durante o conflito armado no país. São aquisições da Fundação Sindika Dokolo para a colecção do Museu do  Dundo.

A exposição acontece no âmbito da Trienal de Luanda, que inclui ainda um espectáculo com o músico Gabriel Tchiema, originário da mesma região étno-cultural.

Durante a passagem pelo Palácio de Ferro, a ministra foi informada pelo patrono da Fundação, Sindika Dokolo, sobre o processo que levou à recuperação do espólio da cultura angolana, retirada ilegalmente de muitos museus nacionais no período de guerra.

Sindika Dokolo disse à ministra que já foram localizadas outras peças que poderão retornar ao acervo angolano, brevemente, estando nesta altura em processo de negociação com os seus actuais detentores.

Durante a guerra, em Angola, entre 1975 e 2002, muitas obras de arte foram roubadas de museus, assim como a documentação que permitiria saber o número exacto do acervo museológico.

O povo Chokwe é habita o Nordeste de Angola e o sul da República Democrática do Congo.