News & Announcements

06/02/2016: União Kazukuta do Sambizanga-o grande homenageado do Carnaval em 2016

União Kazukuta do Sambizanga-o grande homenageado do Carnaval em 2016

Luanda - O grupo carnavalesco União Kazukuta do Sambizanga, do distrito Urbano do Sambizanga vê, este ano, o seu esforço, dedicação e contributo à preservação e valorização do Carnaval ao longo de 32 anos de existência reconhecido e valorizado, fruto da homenagem do Ministério da Cultura, através da Comissão Preparatória Nacional do Carnaval.

Por Venceslau Mateus

Eterno candidato ao título e rival principal do União Operário Kabocomeu, também do mesmo distrito e com o mesmo estilo de dança: a kazukuta, o grupo fica arredado da luta pelo título como consequência da homenagem mas acabará com o cofre cheio pois como recompensa recebe nada mais do três milhões de kwanzas.

Comandado por comandado por Manuel Gonçalves, o União Kazukuta do Sambizanga é um dos "habitués" da maior manifestação cultural do país, fazendo da Marginal a pista ideal para a demonstração da força do kazukuta, numa luta constante com o Operário Kabocomeu-o criador do estilo. Com um leque de executantes bastante experientes e rodados nas lides carnavalescas, a agremiação tem procurado, ao longo dos últimos anos, resgatar a mística que o levou à ribalta em anos anteriores.

O União Kazukuta do Sambizanga foi criado a 6 de Junho de 1983 depois da desagregação do grupo Maiado em 1974, tendo como dança predominante a Kazukuta.

Com 31 participações no Carnaval de Luanda, o grupo tem na sua um título conquistado em 2001, tendo nas sua fileiras 250 integrantes.

Nos últimos anos, o Ministério da Cultura já homenageou, pela preservação desta tradição que se identifica com o povo angolano, grupos como o União Mundo da Ilha, União Operário Kabocomeu e União Kwanza, União 10 de Dezembro,  União Povo da Samba (Luanda), enquanto das demais províncias mereceram homenagem o União Mundo do Samanyonga, da Lunda Norte, Tunda Nzola, de Cabinda, Torre do Tombo, Namibe, grupo carnavalesco Ferrovia, da Huíla, grupo carnavalesco Katyavava, do Huambo, entre outros.