Press Release

05/02/2016: MENSAGEM À COMUNIDADE ANGOLANA RESIDENTE NOS EUA

MENSAGEM Ã COMUNIDADE ANGOLANA RESIDENTE NOS EUA
MENSAGEM À COMUNIDADE ANGOLANA RESIDENTE NOS EUA

 

POR OCASIÃO DO 55º ANIVERSÁRIO DA

LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL

CAROS COMPATRIOTAS,

No dia 4 de Fevereiro de 1961, um grupo de corajosos heróis angolanos, desencadeou um ataque contra a cadeia de S. Paulo e casa de Reclusão, ambas em Luanda, dando inicio a Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou, 14 anos depois, com a proclamação da independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

O 4 de Fevereiro deixou um rasto de mortos e feridos, contudo, teve várias réplicas, para marcar uma nova etapa do combate político-militar contra o colonialismo. O longo caminho percorrido representa hoje e sempre, a história heróica de um Povo que decidiu combater pelo direito de ser livre e independente.

A Independência representou o premiar do suor e sacrifício despendidos por homens e mulheres, alguns dos quais anónimos que heroicamente ofereceram, ao longo da nossa caminhada para a autodeterminação dos angolanos.

O espírito patriótico dos valorosos combatentes possibilitou que Angola alcançasse, não só a sua Independência, mas, paulatinamente se afirmasse, perante a África e o Mundo, como um País livre, e senhor de seu próprio destino.

No nosso país, como sabem a situação permanece estável do ponto de vista político e social, registando-se uma cada vez maior consolidação da unidade e da reconciliação nacional. No plano económico os desafios são hoje maiores, por causa da conjuntura do mercado internacional de matérias-primas, contudo, trabalha-se para reajustar os nossos Programas e Planos de Acção no sentido de garantir melhor a estabilidade social e condições de vida, bem como as conquistas do Povo angolano.

Rendemos uma vibrante homenagem a todos os patriotas que com o seu sacrifício e com o seu sangue regaram generosamente a nossa terra para construir a nossa liberdade.

Somos um Povo da Pátria que nunca mais esquecerá dos Heróis de 4 de Fevereiro, da Pátria que saúda os seus filhos tombados pela nossa Independência.

Nesta data "HONREMOS OS NOSSOS HERÓIS, FORTALECENDO A UNIDADE NACIONAL"

VIVA ANGOLA!

EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NOS EUA, AOS 2 DE FEVEREIRO DE 2016.