News & Announcements

07/01/2016: Especialista espanhol valoriza participação dos cidadãos na gestão das cidades

 Especialista espanhol valoriza participação dos cidadãos na gestão das cidades

Luanda - A co-participação activa dos cidadãos para a melhoria da qualidade das suas vidas e do estado de uma cidade é indispensável, disse hoje em Luanda, o especialista espanhol em desenvolvimento de planos de negócios regionais e internacionais, Djamel Embarek.

O especialista proferiu estas informações quando dissertava num workshop sob o tema "A experiência de Barcelona na gestão integrante de cidades", uma promoção do Ministério da Administração do Território em parceria com o Governo Provincial de Luanda, realizado na sede do GPL.

De acordo com o orador, que explicou as estratégias usadas em Barcelona para que a partir de 2015 fosse considerada uma das melhores cidades inteligentes do mundo, é importante que os cidadãos sejam participes activos nos seus municípios e os administradores promovam uma governação aberta e transparente.

Segundo Djamel Embarek para que uma cidade atinja a excelência é imprescindível que as administrações municipais conheçam a fundo as reais necessidades dos cidadãos e torná-los participes na busca de soluções de problemas e melhoria da cidade.

As administrações devem pôr a disposição de todos, toda a informação possível e chamá-los a colaborar, com a utilização de meios tecnológicos.

Disse que para o desenvolvimento de Barcelona foi valiosa a determinação de metas, objectivos e prioridades, estando hoje o munícipe no centro das atenções dos gestores das cidades.

Este encontro visa ainda proporcionar que o GPL encontre melhores formas de gestão da cidade mediante as experiências bem sucedidas de outros países, tal como disse a vice-governadora para a esfera política e social, Jovelina Imperial.

Promovido pelo Ministério da Administração do Território em parceria com o Governo Provincial de Luanda, o workshop teve como objectivo auscultar as experiências de países que foram bem sucedidos nos modelos de gestão de cidades integradas e inteligentes.

Participaram do encontro, os secretários de estado da administração local, Fontes Pereira, da saúde, Alberto Masseca, e da presidência da república para os assuntos regionais, José Peixoto, administradores municipais, comunais e presidentes de centralidades.