News & Announcements

07/01/2016: Crianças do Projecto Pedagógico Agostinho Neto visitam sede do Parlamento

Crianças do Projecto Pedagógico Agostinho Neto visitam sede do Parlamento

Luanda - Cem crianças de várias escolas públicas e privadas, que pertencem ao projecto pedagógico Agostinho Neto, visitaram nesta quinta-feira, em Luanda, a nova sede do Parlamento angolano, de modo a inteirarem-se do seu funcionamento.

As crianças foram recebidas pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que deu as boas-vindas aos petizes, manifestando a sua grande satisfação por as receber nestas instalações, isto, acrescentou, "pelo facto de serem os futuros deputados da Assembleia nacional".

Em declarações à imprensa, o administrador executivo do Memorial António Agostinho Neto, Hélder Bento, que acompanhou a visita, disse que esta enquadra-se no âmbito de um programa anual de férias que a instituição tem realizado.

Neste sentido, explicou, foi identificada a Assembleia Nacional, na qualidade de órgão que alberga os representantes do povo e aborda assuntos de interesse nacional.

Questionado sobre a selecção dos petizes, cujas idades variam entre os 6 e os 16 anos, Hélder Bento disse que os mesmos participam do programa por intermédio de inscrição efectuadas pelos encarregados de educação.

O programa de visita ao projecto pedagógico Agostinho Neto teve início no dia 4 do mês em curso e proporciou já visitadas a instituições com o Museu de Antropologia e a Casa Museu António Agostinho Neto, no bairro Operário.

Deu a conhecer também que visitas do género irão decorrer em outras instituição, como TPA, RNA, Museu de História Militar, Cadeia de S. Paulo, entre outros pontos turístico do país.

Na mensagem, os petizes agradecem as autoridades por terem erguido este grande edifício, 40 anos depois da Independência Nacional.

O novo edifício da Assembleia Nacional foi inaugurado a 10 de Novembro de 2015, pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, acto inserido nas celebrações do 40º aniversário da Independência Nacional (11 de Novembro). Tem capacidade para albergar 1.200 pessoas nas várias salas de reuniões e conta com 4.600 assentos, dos quais 1.400 destinados a convidados.