News & Announcements

15/12/2015: São Silvestre: Apenas uma mulher no penúltimo dia de inscrições

São Silvestre: Apenas uma mulher no penúltimo dia de inscrições

Luanda - No complexo da cidadela, um dos três diversos locais de inscrição, 44 populares, entre os quais uma senhora, inscreveram-se hoje para a 60ª edição da corrida pedestre São Silvestre de Luanda, que se disputa a 31 deste mês.

Segundo a integrante da equipa de registo, Lucinda Campos, apenas uma participante do sexo feminino, apesar de se terem esgotadas as fichas de inscriçãodisponíveis.

"Houve uma grande procura por parte dos participantes e estamos a realizar com normalidade o processo de inscrições. Distribuímos todas as fichas existentes e cumprimos com todos os pressupostos necessários, para facilitar a participação dos concorrentes ", disse a também atleta do 1º de Agosto.

Por sua vez, Angelina Canumbila, estudante angolana em Portugal, que participará pela primeira vez na corrida, manifestou a sua satisfação por ser uma oportunidade de recreação e convivência no país, embora receie um pouco pelas altas temperaturas que se verificam, em contraste com a Europa. Opinião idêntica também foi expressa por Alberto Francisco, que tem participado desde 2000, almejando um dos prémios dedicado aos não federados.

No acto de inscrição, os concorrentes pagam uma taxa no valor de 500 Kwanzas, recebendo um kit que contém, entre outros, o número e o chip de controlo electrónico.

Este número de inscrições pode aumentar quando a organizaçãodisponibilizar o total realizado durante o dia nos diversos pontos criados para o efeito. Até domingo estavam registrados 900 atletas não federados.

Em 2014, a prova registou a presença de perto de dois mil corredores nacionais.

Os pontos de inscrição são o complexo da Cidadela, a sede da Federação Angolana no urbanização Nova Vida e nas lojas da NCR, em Luanda.

A organização fixou como data limite para inscrições dos populares o dia 29 (quarta-feira), dois dias antes da corrida, enquanto para estrangeiros já está fechado tendo totalizado mais de 60 concorrentes.

Os prémios para os masculinos vão de sete mil (para o 1º classificado) a 500 usd (20º). em femininos, serão premiadas as 15º melhores e o valor varia entre seis mil e 500 dólares americanos.

Para esta edição, a organização vai distribuir além dos valores monetários, 200 outros prémios destinados aos concorrentes nacionais (computadores, modems de internet, telefones, descodificadores para tv satélite).