News & Announcements

09/01/2012: Vice-presidente da República aborda cooperação com Japão

Vice-presidente da República aborda cooperação com Japão

Luanda – O reforço das relações de cooperação entre Angola e o Japão foi discutido nesta segunda-feira, em Luanda, entre o Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshiyuki Kato.

Esta informação foi prestada pelo diplomata japonês no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo vice-presidente da República.

Toshiyuki Kato disse que durante o encontro foi discutida a importância da assinatura do acordo bilateral de investimentos e também para a introdução em Angola do sistema de televisão digital, com a participação do
Japão e do Brasil.

Adiantou que a data para assinatura destes acordos está a ser negociada entre as partes, mas que poderá ocorrer brevemente.

Para Toshiyuki Kato, o facto de o Japão estar interessado em assinar tais acordos demonstra o interesse japonês no reforço da cooperação com Angola.

Defendeu que Angola necessita de cooperação técnica e de investimentos de empresas japonesas que contribuam para o desenvolvimento do país.

O vice-ministro aproveitou a ocasião para agradecer a forte solidariedade” manifestada por Angola aquando do terramoto, seguido de tsunami, que assolou o Japão no ano passado.

O terramoto submarino de 9,0 graus de magnitude e o posterior tsunami deixaram 20.000 mortos ou desaparecidos, devastaram grandes zonas do nordeste do Japão e provocaram uma crise atómica na central nuclear de Fukushima.

O chefe adjunto da diplomacia japonesa chegou domingo para uma visita de dois dias a Angola, durante a qual deverá manter encontros com titulares de vários departamentos ministeriais.