News & Announcements

01/12/2015: Angola tem adoptado legislação ambiental moderna - Vice-presidente

Angola tem adoptado legislação ambiental moderna - Vice-presidente

Paris (Do enviado especial) - O Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, informou hoje, segunda-feira, em Paris (França), que Angola tem adoptado uma legislação ambiental moderna e programas educacionais que visam inibir acções devastadoras do meio ambiente.

Adiantou que Angola, com os seus 40 anos de existência como nação independente, tem vindo a criar no país uma consciência de sustentabilidade ambiental, ratificou e aderiu a maioria das convenções e outros instrumentos jurídicos internacionais sobre gestão ambiental.

Manuel Domingos Vicente discursava em representação  do Chefe de Estado angolano,  José Eduardo dos Santos, na 21ª Conferência das Partes na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que decorre na capital francesa, Paris, até o dia 11 de Dezembro.

Afirmou que, apesar da legislação em vigor, o país debate-se ainda com imensos problemas, que vão desde o desmatamento, às queimadas, à caça furtiva e outros que têm provocado a destruição dos ecossistemas.

Referiu que, à semelhança de outros países da região, Angola já experimenta os efeitos das alterações climáticas e que cerca de 31 porcento do território é propenso à desertificação, sendo que o ciclo de secas e inundações se tem acentuado.

O vice-presidente de Angola considera imperioso que esta conferência culmine com a adopção de um acordo, que seja ambicioso e juridicamente vinculativo a todas as Partes.

Agradeceu ao Governo francês por ter assegurado a realização desta conferência em Paris, mesmo depois dos trágicos acontecimentos do dia 13 de Novembro, que enlutaram a França e que toda a humanidade repudiou.

Nos ataques terroristas do dia 13 de Novembro, em Paris, morreram 130 pessoas e 350 ficaram feridas.