Press Release

01/12/2015: EMBAIXADOR RESSALTA EMPENHO DO EXECUTIVO

EMBAIXADOR RESSALTA EMPENHO DO EXECUTIVO
Brockton, 30/11/2015 – A comunidade angolana residente na cidade de Brockton, Estado americano de Massachussets, celebrou este fim de semana o 40º aniversário da Independência Nacional.

 

O evento, uma organização da Associação comunitária Balumuka, teve como convidado de honra o Embaixador de Angola nos Estados Unidos da América,  Agostinho Tavares.

Asistiram igualmente à actividade, Adão Pinto, cônsul geral de Angola em Nova Iorque. Prestigiaram o evento, que marcou a efeméride maior do povo Angolano, com a sua presença, Bill Carpenter, Mayor da cidade de Brockton, Pedro Carvalho, cônsul geral de Cabo Verde em Boston, para além  de diplomatas em missão na  Embaixada em Washington, da Missão permanente na ONU e do consulado  em Nova Iorque.

A Associação comunitária Balumuka existe há doze anos anos, e na senda dos princípios fundamentais do associativismo, tem ajudado a comunidade residente a esclarecer as suas principais dúvidas sobretudo no que diz respeito aos principais serviços diponíveis no consulado geral em Nova Iorque, assim como a melhor inserirem-se na sociedade aqui nos EUA, sempre informando e incentivando ao retorno ao país quando assim desejarem.

Cerca de 500 cidadãos angolanos vivem na cidade de Brockon, localizada no condado americano de Plymouth, Massachusetts, Estados Unidos. Importa referir que a comunidade residente mesclou-se com os cerca de 25.000 cidadãos cabo verdeanos igualmente residentes, primeiros imigrantes na cidade.  As famílias uniram-se e os dois povos, unidos pela língua comum, são uma família sólida que partilha o seu quotidiano.

Na ocasião o embaixador de Angola nos EUA, manifestou o seu regozijo pela iniciativa da Associação Balumuka e realçou que a luta de libertação nacional que conduziu à independência do nosso país, foi longa e árdua.

O diplomata angolano informou os presentes sobre a Nova Angola, após 40 anos de Independência Nacional e treze de Paz sublinhado que apesar dos desafios e constrangimentos, que ainda existem, Angola segue rumo ao desenvolvimento sustentável, sendo hoje um país estável, respeitado tanto a nível do nosso continente como internacionalmente.

Para os jóvens estudantes, futura geração do país Agostinho Tavares deixou a exortação de que o saber aqui adquirido pode contribuir em grande medida para ajudar o nosso país a desenvolver-se cada vez mais.

Sublinhou que o Execuivo angolano está determinado em construir uma sociedade justa e equitativa, baseada no desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, em conformidade com as normas internacionais.

Enfatizou que a adopção de políticas por parte do Executivo, para acelerar a diversificação económica destinada a reduzir gradualmente a dependência em petróleo, é uma realidade.

Na sua breve introdução de boas vindas ao diplomata Angolano, Bill Carpenter, informou que o governo da cidade de Brockton, tudo tem feito para criar mais oportunidades de emprego no sentido de uma maior inserção dos habitantes que na sua maioria são cidadãos imigrantes, nomeadamente angolanos e cabo verdeanos.

Durante o evento a associação Balumuka fez a outorga de certificados de mérito a cidadãos residentes que se têm destacado em Brockton sobretudo em prol da melhoria de condições de vida da comunidade residente.

Neste contexto receberam os referidos certificados Manuel Vicente que começou a sua actividade com uma loja há 21 anos, na cidade. Conhecendo bem o tecido populacional urbano de Brockton, soube corresponder à altura das suas fortes exigências e a partir dali nunca parou de crescer.

Hoje em dois locais, com mais de 200 trabalhadores de origem diversas ele é um dos maiores empregadores de Brockton. A nova loja recentemente inaugurada, era um armazém abandonado, palco de drogas e de desabrigados, hoje transformado num supermercado moderno.

O Restaurante Luanda de Brockton, do casal Eduardo e Amélia Gonçalves tem sido desde a sua abertura um ponto de encontro da comunidade e de divulgação da nossa cultura bem como da nossa culinária. O restaurante Luanda tem sido também um parceiro estratégico da associação Balumuka, estando sempre pronto a participar e apoiar as suas iniciativas e projectos em prol da comunidade.

Samuel Matuawana, proprietário e gerente da Loja de ocasião 7Eleven. Em Brockton há mais de 10 anos, está radicado na zona há mais de 20 anos. Tem ajudado a comunidade residente na oferta de trabalho, tratando-os com respeito e dignidade.

O último certificado de mérito foi entregue ao cidadão Domingos Januário, radicado na sociedade há mais de uma década. Médico de profissão tem ajudado muitos nos aconselhamentos na área da saúde. Como ancião na comunidade tem usado a sua influência na resolução de conflitos como mediador.

O momento cultural do evento foi animado por músicos  locais e do mesmo contou uma passagem de trajes típicos do nosso país, respresentando as 18 províncias de Angola.

Massachusetts é um dos 50 Eestados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra. É o sexto menor estado em área do país, só perde para New Jersey, Havaí, Connecticut, Delaware e Rhode Island.

Porém, Massachusetts é o 13º Estado mais populoso do país, sendo o terceiro mais densamente habitado dos Estados Unidos. Apesar do seu pequeno tamanho, a geografia de Massachusetts é diversificada.