News & Announcements

20/11/2015: Secretário-adjunto da ONU considera Angola com potencial para País de Rendimento Médio

Secretário-adjunto da ONU considera Angola com potencial para País de Rendimento Médio

Luanda - A provável graduação de Angola a país de rendimento médio, prevista para Dezembro, foi discutida num encontro que o vice-presidente da República, Manuel Vicente, manteve com o secretário-geral adjunto das Nações Unidas e director regional do PNUD para África, Abdoulay Mar Dieye.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diplomata afirmou que "a ONU vai aceitar a graduação de Angola a País de Rendimento Médio, por ter alcançado índices de crescimento consideráveis".

Declarou que Angola evoluiu "muito rapidamente" a nível do rendimento per capita e considera o processo de graduação como um voto de confiança no plano internacional pelo seu crescimento económico, assim como para o futuro do país.

O secretário-geral adjunto da ONU considerou ser também uma oportunidade para premiar o país pelos ganhos económicos, acreditando que será uma batalha ganha por Angola.

Abdoulay Mar Dieye disse ter felicitado, por intermédio do vice-presidente da República, o país e o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pelo 40º aniversário da Independência Nacional, assinalado a 11 de Novembro.

Enalteceu o empenho do estadista angolano na resolução de conflitos em África e no mundo e também pelo desempenho como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O diplomata das Nações Unidas chegou na quarta-feira, a Luanda, devendo permanecer em Angola até sábado.