Press Release

20/11/2015: ANGOLA: EMBAIXADOR NOS EUA EXALTA LIDERANÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

 ANGOLA: EMBAIXADOR NOS EUA EXALTA LIDERANÃA DO PRESIDENTE DA REPÃBLICA

Washington - O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Tavares, exaltou quinta-feira dia 12 de Novembro, a liderança do Presidente da República no processo que conduziu à assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, entre o Governo angolano e a Unita, o que marcou o fim da guerra no país.

O diplomata falava na recepção oficial que marcou a abertura das celebrações dos 40 anos da Independência Nacional em Washington, D.C., na qual estiveram presentes, entre outras entidades, o corpo diplomático acreditado nos EUA, representantes da Chevron, Boeing e ExonnMobil.

Na sua intervenção, refere uma nota da embaixada, o embaixador Agostinho Tavares reconheceu os progressos registados no país nos 40 anos de independência, nos vários domínios da vida nacional, e felicitou o Chefe de Estado angolano pela  liderança e empenho pessoal.

"Angola está em paz há treze anos (13) e está conquista está entre um dos maiores feitos da nossa recente história", disse, enfatizando que a paz que hoje o povo angolano vive, veio para ficar".

O diplomata angolano classificou excelentes as relações bilaterais com os EUA.

"Os nossos Governos cooperam com base em interesses comuns. Há 22 anos que ambos os estados mantêm relações bilaterais oficiais assentes na  partilha de responsabilidades, na diversificação da energia e promoção do comércio e investimento", acrescentou.

Todd Haskell, adjunto de Linda Thomas-Greenfield, Secretária de Estado assistente americana para os Assuntos Africanos, felicitou a República de Angola pelo 40º aniversário e a tenacidade do povo Angolano que apesar das dificuldades e desafios tem sabido aproveitar as oportunidades.

O momento cultural do evento foi animado pelo Ballet nacional NJinga MBandi,  bastante aplaudido pelos presentes.

O programa de celebrações dos 40 anos da Independência Nacional, em Washington, compreendeu no sábado, dia 14 de Novembro, a Festa da Dipanda, organizada pela Associação Comunitária Kudissanga, animada pelo músico Angolano Edy Tussa e pelo actor Sílvio Nascimento.