News & Announcements

27/10/2015: Cuanza Norte: Secretário de Estado dos Direitos Humanos diz haver evolução democrática no país

Cuanza Norte: Secretário de Estado dos Direitos Humanos diz haver evolução democrática no país

Ndalatando - O secretário de Estado dos Direitos Humanos, António Bento Bembe considerou, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, haver na sociedade angolana uma evolução democrática que a conduz para a garantia dos direitos e dignidade da pessoa humana.

De acordo com  António Bembe que falava num encontro com os membros do conselho consultivo do Ministério do Interior na província sobre "Normativa e prática dos direitos humanos para a Polícia Nacional" esta evolução democrática que o país está a registar acentua-se no respeito e garantia dos direitos humanos dos cidadãos."Para falar de democracia temos que entender que a base e o fundamento da democracia são os direitos humanos. Sem direitos humanos a democracia não tem sentido", prosseguiu.

Referiu que apesar dessa evolução democrática que se regista actualmente também há um nível acentuado do mal na acção humana no mundo, com certos comportamentos e práticas que culminam em crimes que perigam os direitos humanos, factos que a humanidade tem interpretado como crise de valores.

"Há um desaparecimento visível do sentido da consciência ética, moral e humana", afirmou, acrescentando não ser este um problema particular de Angola, mas sim de ordem mundial.

António Bembe adiantou que do ponto de vista político, a democracia deve intervir como um novo sistema que concorre para a dignidade dos cidadãos, onde o essencial deve ser o modelo de governos abertos em que o cidadão pode também fazer parte, ajudando com as suas ideias para a solução de diversos problemas nas comunidades.