News & Announcements

22/10/2015: Suíça: Deputada Carolina Cerqueira entra no Comité Executivo da UIP

Suíça: Deputada Carolina Cerqueira entra no Comité Executivo da UIP

Genebra - A deputada angolana Carolina Cerqueira foi eleita nesta quarta-feira, em Genebra, Suíça, membro do Comité Executivo da União Interparlamentar (UIP), no decurso da 133ª Assembleia daquela organização.

A eleição da deputada, Presidente do Grupo Nacional da UIP, que ocupará o cargo por um período de quatro anos, teve o suporte do Grupo Africano.

O feito constitui uma vitória da diplomacia parlamentar angolana.

Angola ocupa pela primeira vez um alto cargo na União Interparlamentar, uma organização internacional dos 166 parlamentos dos Estados membros, que tem por objectivo principal promover a troca de experiências entre os parlamentos de todos os países.

A organização propõe-se ainda a examinar as questões de interesse internacional e se pronunciar pela resolução pacífica dos conflitos e o reforço da democracia à nível mundial.

Angola e o Quénia passam assim a representar o Grupo Africano no Comité Executivo da UIP, com vista a defender os interesses dos Parlamentos Africanos e estabelecer uma plataforma de entendimento e de concertação política nos domínios da promoção e protecção dos direitos humanos, fortalecimento da democracia, preservação da Paz e do desenvolvimento sustentável.

Durante a 133ª Assembleia da UIP, que decorreu sob o tema "Migrações mais justas, mais sensatas e mais humanas: um imperativo económico e moral", a delegação angolana interveio no debate geral.

Participou nas diversas reuniões temáticas das comissões permanentes e noutras discussões sobre o papel dos parlamentos no combate ao terrorismo, os direitos da criança e a avaliação da implementação da resolução 1325 relativa à participação da mulher na vida política e pública do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

À margem da 133ª Assembleia Geral, a delegação cumpriu uma agenda intensa, com realce para os encontros mantidos com o Secretário Geral da UIP, com os Grupos de Países da CPLP, da SADC e Grupo Africano, bem como os parlamentares do Grupo Britânico junto da UIP, da Guiné-Bissau, da Guiné-Equatorial e do Burundi.

A 133ª Assembleia Interparlamentar adoptou várias resoluções, com destaque para o apelo ao engajamento dos parlamentares nas acções visando a protecção e solução dos problemas dos imigrantes.

No último dia de trabalhos foi anunciado que a Zâmbia vai acolher no próximo ano a 134ª Assembleia da União Interparlamentar, e foi lançada uma publicação conjunta da UIP e do Programa das Nações Unidas sobre o VIH/Sida (ONUSIDA), intitulada "Acelerar o tratamento do VIH: acção parlamentar e opções políticas".

A delegação angolana à 133ª Assembleia da União Interparlamentar integrou igualmente os deputados Raúl Danda, Vice-Presidente do Grupo Nacional da UIP, Carolina Elias, Lindo Bernardo Tito e Nvunda Salucombo, assim como altos funcionários parlamentares.