News & Announcements

30/09/2015: Polidesportivo: Desporto escolar é uma responsabilidade de todos - Gonçalves Muandumba

Polidesportivo: Desporto escolar é uma responsabilidade de todos - Gonçalves Muandumba

Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, afirmou em Luanda, que o desporto escolar é uma responsabilidade de todos os angolanos, onde as crianças e os jovens são as grandes prioridades.

Gonçalves Muandumba falava à imprensa, na Galeria dos Desportos, no final de uma reunião conjunta com o seu homólogo da Educação, Pinda Simão, que visou rubricar o documento que cria a Federação Angolana do Desporto Escolar.

"Como sabe a questão do desporto escolar é uma preocupação de todo sistema desportivo nacional, inclusive existem orientações concretas do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, de reestruturar o desporto escolar e encontrar um modelo que o dinamize, fazendo parte do sector da educação da cidadania, solidariedade e amizade", disse.

Referiu que já existe uma comissão que trabalha há algum tempo sobre o assunto  e sob responsabilidade da Vice-presidência da  República, no sentido de dinamizar o desporto escolar,  e que se criou um grupo de trabalho afecto aos dois ministérios para aprofundar os estudos nas mais distintas áreas.

Disse que foram a busca de modelos de outros países, nos sentido de efectivar tal pretensão e fazer do desporto escolar uma realidade nos próximos tempos.

" As escolas vão se transformar em clubes escolares, mas para que isso aconteça  é necessário a sensibilidade e apoio das autoridades, como os governos provinciais, administrações municipais, comunais e distritais, assim como os encarregados de educação e responsáveis das escolas", argumentou.

O surgimento da Federação Angolana do Desporto Escolar visa contribuir para o não abandono e insucesso escolar, promover a ampla divulgação do desporto escolar através da educação física e  servir de suporte do desporto de alto rendimento.