News & Announcements

16/09/2015: Embaixador nos EUA diz que Angola ruma ao desenvolvimento sustentável

Embaixador nos EUA diz que Angola ruma ao desenvolvimento sustentável

Philadelphia - O embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, afirmou, em Philadelphia, que, desde a conquista da paz, há 13 anos, o país marcha a passos seguros rumo a um desenvolvimento sustentável, refere uma nota do sector de imprensa da embaixada.

Falando numa recepção proporcionada pela comunidade angolana residente em Philadelphia, o diplomata sublinhou que Angola de hoje não é a que alguns deixaram, ao partir para os Estados Unidos, mas que não pode ser esquecida a valiosa contribuição dada à luta de libertação por muitos "veteranos de guerra", hoje residentes nos Estados Unidos.

No encontro, decorrido no último sábado (12 de Setembro), organizado pelo Consulado-Geral em Nova Iorque, em colaboração com a Associação comunitária, o diplomata ressaltou a importância do conhecimento da história de Angola, e enfatizou a celebração do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

"Muitos de vós acompanharam o processo que levou Angola à independência nacional e igualmente são heróis nacionais a quem rendemos hoje uma singela, mas digna homenagem", disse.

O embaixador encorajou os jovens a estudar a fim de que um dia, aquando do seu regresso ao país, possam com o seu know-how, contribuir para o seu desenvolvimento.

"Angola é um país jovem que brevemente, no dia 11 de Novembro vai celebrar o seu quadragésimo aniversário. O país é jovem assim como a sua população e a democracia. Os EUA completaram em Julho, duzentos e  trinta nove anos de idade. Os mais jovens têm igualmente a responsabilidade de ajudar a pátria a crescer para que um dia nos tornemos tão desenvolvidos como os EUA.", disse Agostinho Tavares.

Na oportunidade, informou os presentes sobre os últimos desenvolvimentos em curso em Angola, reiterando o apoio das instituições governamentais à comunidade residente nos EUA, através da Embaixada em Washington, D.C. e do Consulado-Geral de Angola em Nova Iorque.

O momento foi aproveitado para o diplomata oferecer à associação comunitária obras literárias de escritores angolanos e vídeos sobre as mais recentes acções do Executivo, ao passo que o tenor internacional angolano Nelson Hebo animou o espaço cultural.

A Philadelphia é a cidade mais populosa do estado norte-americano da Pennsylvania, sendo a única do condado homónimo e a sua sede. Com uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes é a quinta cidade mais populosa dos Estados Unidos, enquanto a sua região metropolitana possui pouco mais de 6,3 milhões de habitantes.

É a segunda maior cidade da costa atlântica dos Estados Unidos, superada apenas por Nova Iorque e a quarta cidade mais densamente povoada do Estado da Pennsylvania.