News & Announcements

10/09/2015: Cunene acolhe acto central do Dia do Herói Nacional

Cunene acolhe acto central do Dia do Herói Nacional

Luanda - A província do Cunene vai acolher o acto central alusivo ao "Dia do Herói Nacional", a assinalar em 17 de Setembro, sob o lema "Angola 40 anos: independência, paz, unidade nacional e desenvolvimento", indica uma nota do Ministério da Administração do Território.

Segundo o documento, as celebrações decorrerão em todo o país e nas representações diplomáticas no estrangeiro, de 7 a 20 de Setembro, e são extensivas a todas as forças vivas da Nação, nomeadamente instituições públicas, partidos políticos, sociedade civil e as forças de defesa e segurança.

Durante o período estabelecido para a celebração da efeméride, dever-se-á elevar os feitos políticos e culturais protagonizados pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, aquele que proclamou a Independência Nacional", aponta a nota.

Esclarece que as manifestações devem enaltecer a figura e a obra de António Agostinho Neto, reverenciar a sua contribuição em prol da libertação de Angola e de África, em particular a Região Austral.

Orienta que as exteriorizações deverão igualmente realçar os esforços despendidos por António Agostinho Neto para a estruturação da unidade nacional, assim como lembrar o seu legado político e de Herói Nacional.

António Agostinho Neto foi também um grande intelectual e ilustre homem de letras, sendo a sua obra poética plenamente reconhecida pelos seus pares em Angola e além-fronteiras, recorda a nota.

"Nestas jornadas de 2015, em que António Agostinho Neto completaria 93 anos, saibamos erguer bem alto a bandeira da sua memória e de todos os heróis da Pátria", conclui.