News & Announcements

30/08/2015: EUA: Presidente da AN já em Nova Iorque

EUA: Presidente da AN já em Nova Iorque

Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou nesta sexta-feira a Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), onde participa de 31 de Agosto a 2 de Setembro próximo, na IV Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos.

O dirigente parlamentar foi recebido no aeroporto pelo embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, em representação do anfitrião, o embaixador de Angola Junto da Missão Permanente da ONU, Ismael Martins, por questões de agenda.

Fernando da Piedade Dias dos Santos disse à imprensa, no final de um encontro com os dois embaixadores, que a delegação angolana vem pronta para participar, activamente, no magno evento.

Segundo Fernando da Piedade Dias dos Santos, Angola conta interagir em todos os temas e painéis da conferência, da qual devem participar aproximadamente 180 líderes parlamentares de todo mundo.

Ressaltou a importância do tema escolhido para o debate geral desse fórum "Colocar a democracia ao serviço da paz e do desenvolvimento sustentável, construir o mundo que as pessoas querem".

Quanto aos trabalhos, adiantou que a delegação angolana vai intervir numa das sessões plenárias e, além de abordar os temas da conferência, dará uma breve informação sobre a realidade democrática de Angola.

"O nosso Parlamento está de facto a participar activamente na consolidação da democracia no país e queremos partilhar essa experiência", declarou.

Reafirmou que a delegação de Angola vai apresentar uma mensagem de paz e falar da necessidade de se fomentar o diálogo para a resolução de conflitos.

"A nossa mensagem é de paz, uma paz que o mundo procura e quando houver conflitos procurarmos todos resolve-los através do diálogo. É preciso compressão, respeito mútuo e acima de tudo o amor aos povos que querem a paz", concluiu.

Além do presidente da Assembleia Nacional, integram a delegação angolana os deputados Carolina Cerqueira, Ernesto Mulato e Exalgina Gamboa, bem como o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri.

O Fórum Mundial dos Presidentes dos Parlamentos deverá contar com quase 180 líderes parlamentares, incluindo mais de 35 vice-presidentes, em representação de cerca de 140 países.

Analisará formas de combater eficazmente os desafios globais à paz e à democracia.

Prevê-se que durante os trabalhos, os representantes dos parlamentos e seus membros sejam convidados a participar em acção dinâmica concertada com impacto em todo o planeta, em questões como o conflito, terrorismo, as migrações, a discriminação e as alterações climáticas.

Espera-se que se coloque especial ênfase na obtenção de 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (DPSs) que deverá ser aprovada numa Cimeira das Nações Unidas, em Setembro.