News & Announcements

26/08/2015: Zaire: Central eléctrica beneficiará um milhão de consumidores

Zaire: Central eléctrica beneficiará um milhão de consumidores

Soyo - Pelo menos um milhão de consumidores das províncias do Zaire, Luanda, Bengo, Uíge, Malange, Cuanza Norte e Cuanza Sul deverão, a partir de 2017, beneficiar de energia eléctrica gerada da central a gás natural em construção no município do Soyo, província do Zaire.

Esta informação foi prestada à imprensa no Soyo, pelo secretário de Estado de energia, Joaquim Ventura, durante uma visita de trabalho de 48 horas à região.

O responsável avançou que, numa primeira fase, o ciclo combinado a gás do Soyo deverá gerar 500 megawatts, dos 750 da potência prevista, considerando ser suficiente para atender as necessidades energéticas das referidas regiões do país.

“Não podemos ver este projecto num contexto isolado, mas sim ligado a outros estruturantes em construção no país”, acrescentou, referindo que o ciclo combinado do Soyo vai complementar  outros projectos energéticos em curso, como a barragem de Laúca, em construção na província do Cuanza Norte.

Explicou que actualmente decorre o processo de reestruturação de todo o cronograma de trabalhos que, culminará com a interligação no funcionamento dos projectos até 2017.

Quanto à província do Zaire, Joaquim Ventura fez saber que para além do Soyo e Mbanza Congo, a central a gás terá subestações e linhas de transporte de energia eléctrica para os restantes municípios.

“ A ideia é de que a partir do Soyo se possa estender redes que vão beneficiar os centros municipais e comunais da província do Zaire”, acrescentou.

As obras de construção da central do ciclo combinado do Soyo iniciaram em 2014.