News & Announcements

24/08/2015: Angola preside grupo em negociações sobre alterações climáticas

Angola preside grupo em negociações sobre alterações climáticas

Luanda - A República de Angola preside o grupo dos países menos avançados (PMA) da 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, a decorrer em Dezembro deste ano, França, disse segunda-feira, o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Manuel Augusto, que foi um dos moderadores da Primeira Conferência Nacional sobre as Alterações Climáticas, promovida pelo Ministério do Ambiente, em parceria com o Programa  das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), referiu que Angola lidera os países menos  avançados com uma expectativa positiva em torno do Novo  Acordo  Global do Clima.

"É uma oportunidade única para os países menos avançados apresentar a sua posição neste   evento. Angola quer uma mudança de atitudes e quer exercer a sua influência junto dos países  menos avançados nas negociações sobre as alterações climáticas”, avançou  o secretário de Estado das Relações exteriores.

"Os programas de combate à seca e desertificação, de gestão de catástrofes e calamidades naturais, são, entre outros, instrumentos que incentivam o Governo angolano a dar continuidade à integração  e adaptação das mudanças climáticas, no desenvolvimento  sustentável, colocando o país numa  posição de prestígio na questão do ambiente", acrescentou.

Cenários sobre possíveis sobre a vulnerabilidade e riscos climáticos de 2081 a 2100, foram apresentados durante o encontro, onde notou-se a tendência da crescente subida da  temperatura, seca, desertificação e aumento do nível do mar.