News & Announcements

31/07/2015: Bodiva ocupa 11º lugar das bolsas africanas

Bodiva ocupa 11º lugar das bolsas africanas

Luanda - O volume de transacções realizadas nos dois primeiros meses (Maio a Julho) de funcionamento do Mercado Secundário da Dívida Pública no país cifrou-se em 237 milhões de dólares norte-americanos, um resultado que colocou Angola no 11º lugar das bolsas africanas no primeiro semestre do ano em curso.

Trata-se de um resultado estimulante e que diz muito do potencial de negociação do mercado interno, se levar em conta o facto de “estarmos apenas no mercado de dívida pública e não ainda na bolsa de valores”, afirmou o administrador executivo da Comissão do Mercado de Capitais, Patrício Vilar.

Apesar de ser um ainda insuficiente, Patrício Vilar, que falava num seminário sobre o mercado de capitais, dirigido aos deputados da 5ª Comissão da Assembleia Nacional, disse que os USD 237 milhões confirmam que em situação de crise o mercado funciona.

“Quando há crise as taxas sobem e os investidores procuram mais esse mercado”, salientou Patrício Vilar que dissertava sobre os desafios e as Perspectivas do mercado de Valores Mobiliários.

O administrador disse acreditar que quando a Comissão de Mercado de Capitais implementar outros segmentos do Mercado Secundário de Dívida Pública, o volume de transacções deverá ser maior.

Realizado a convite da 5ª Comissão do parlamento angolano, o seminário visou partilhar com os deputados da Comissão de Economia e Finanças informação sobre o desenvolvimento do Mercado de Capitais no país.

A iniciativa enquadra-se nas acções de promoção interna do Mercado de Capitais e surge numa fase em que há necessidade de diversificação da economia.