News & Announcements

05/07/2015: Vice-presidente da República concede audiência ao secretário dos Grandes Lagos

Vice-presidente da República concede audiência ao secretário dos Grandes Lagos

Luanda - O secretário-executivo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Ntumba Luaba, defendeu em Luanda, a conjugação de esforços entre os países membros da organização para o alcance pleno da paz, segurança, cooperação e desenvolvimento.

Em declarações à imprensa, no final de uma audiência a si concedida pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, o responsável afirmou que, de facto, ainda existem alguns problemas na região, dando o exemplo do Sudão, Congo e Burundi.

“Durante a audiência com o Vice-presidente da República, foram abordados aspectos ligados ao progresso no processo de estabilização política de alguns estados membros da Conferência Internacional para as Regiões dos Grandes Lagos, ainda em conflito”, revelou.

Disse estar-se a envidar esforços, no sentido de criar uma certa estabilidade na região, nos próximos tempos.

O secretário-executivo precisou, entretanto, que com o grande suporte fornecido por Angola, regista-se, de facto, uma certa estabilidade nos Grandes Lagos.

“Falamos da questão política da região e o Vice-presidente Manuel Vicente vai transmitir ao Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, na qualidade de líder da região”, informou aos jornalistas.

Ntumba Luaba está em Angola para a troca de informações, com as autoridades angolanas, sobre soluções para as crises que alguns países da região atravessam.