News & Announcements

25/06/2015: Moçambique: Manuel Vicente entrega mensagem do estadista angolano ao seu homólogo

Moçambique: Manuel Vicente entrega mensagem do estadista angolano ao seu homólogo

Maputo (Dos enviados especiais) - O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, fez a entrega nesta quinta-feira, em Maputo, de uma mensagem do Estadista angolano, José Eduardo dos Santos, ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, onde felicita o povo moçambicano pelos 40 anos da independência, assinalados hoje (25 de Junho).

Em breves declarações à imprensa, à saída da audiência, o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, felicitou os moçambicanos pela data e encorajou-os a continuar na senda do desenvolvimento e progresso.

Manuel Vicente disse ainda que “foi uma festa bastante bonita e bem organizada, daí que o povo moçambicano está de parabéns”.

Testemunharam também a audiência, a secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, e o embaixador angolano acreditado neste país, Brito Sozinho.

Ainda nesta tarde, o vice-presidente, e a delegação que o acompanha, visitou as instalações da representação diplomática angolana em Maputo e recebeu explicações, do embaixador Brito Sozinho, sobre o trabalho desenvolvido.

A 25 de Junho de 1975, os moçambicanos proclamavam a independência da então colónia portuguesa e manifestavam, claramente, o desejo de tornarem-se autónomos política, económica e financeiramente para a condução dos destinos da sua pátria.

Hoje, passados 40 anos, os cerca de 24 milhões de moçambicanos fazem o balanço e projectam os desafios para os próximos anos, tendo em vista a visão dos heróis desta nobre Nação, como Samora Machel e Eduardo Mondlane.

A República de Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado pelo Oceano Índico, a Leste, e que faz fronteira com a Tanzânia, ao Norte, Malawi e Zâmbia, a Noroeste. Tal como Angola, é membro da SADC, CPLP e PALOP.