News & Announcements

22/06/2015: Embaixador angolano recebe boas-vindas da comunidade residente em Orlando

Embaixador angolano recebe boas-vindas da comunidade residente em Orlando

Orlando - A comunidade angolana residente em Orlando apresentou hoje, domingo, cumprimentos de boas-vindas ao Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, num evento organizado pelo Consulado Geral em Houston em colaboração com a Associação da comunidade residente nesta cidade.

Segundo uma nota de imprensa chegada à Angop, nesta sua visita de dois dias a Orlando, Estado americano da Flórida, o diplomata Agostinho Tavares, fez-se acompanhar de Júlia Machado, Cônsul Geral de Angola em Houston e diplomatas em missão em Washington e Houston.

Na sua breve intervenção durante o evento, o Embaixador Agostinho Tavares reafirmou a sua predisposição em reforçar o trabalho com a comunidade residente nos EUA, e manifestou o seu agrado pelo interesse demonstrado pela mesma em estar organizada de maneira a melhor endereçar as suas dificuldades e constrangimentos, junto das instituições governamentais, nomeadamente a Embaixada em Washington e os consulados gerais.

“Aos estudantes, o futuro da nação, apelo a que se dediquem com afinco nos seus estudos, para que, possam dar a sua contribuição no desenvolvimento do país”, disse Agostinho Tavares, ao dirigir-se aos jovens estudantes Angolanos residentes em Orlando.

Lurdes Warrel, Presidente da Associação comunitária/Núcleo de Orlando usou da palavra para dar as boas-vindas ao diplomata angolano em nome da comunidade residente.

O momento cultural do evento foi marcado por declamação de poesia, apresentação de dança tradicional angolana e dança clássica por jovens da comunidade residente.

Na ocasião, o Embaixador de Angola nos EUA, manifestou o seu regozijo pelo excelente desempenho académico de dois jovens estudantes universitários de quadro de honra, prestes a licenciarem-se, nomeadamente Cristiano Canga e Viclentino dos Santos, que estudam Justiça Criminal e Gestão Aeronáutica na Universidade de Vallencia em Orlando.

Da agenda de trabalho fez parte uma visita à Walt Disney World, grande ponto internacional de atracção turística.

O diplomata Angolano foi esclarecido sobre o funcionamento do novo programa usado pelo sector consular do Consulado Geral, no âmbito das suas actividades regulares, nomeadamente o registo consular de membros da comunidade, a emissão e re-emissão de passaportes ordinários. Agostinho Tavares fez na ocasião o seu registo consular no novo sistema que já se encontra em funcionamento.

Orlando é uma cidade localizada no estado norte-americano da Flórida, no condado de Orange, do qual é sede. Foi fundada em 1873 e incorporada em 1875.  Na região central do Estado, a cidade possui um clima subtropical. Pântanos são comuns na região.

Famosa pelas suas atracções turísticas, tais como Walt Disney World Resort, Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando, Orlando recebe anualmente mais de 55 milhões de turistas, tornando-se a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada no mundo, o que a faz comportar uma imensa infraestrutura de hotéis, carros de passeio e guias para atender tal demanda.

Além de ser um pólo turístico, Orlando também é um centro financeiro, passando actualmente por uma fase de intenso crescimento, com inúmeros projectos de expansão. É considerado por oito anos consecutivos líder em atendimento e pesquisas na área da saúde (Florida Hospital), possui a segunda maior universidade do Estado da Flórida (University of Central Florida) e uma equipa na principal liga americana de basquetebol, a NBA (Orlando Magic).