News & Announcements
18/06/2015: Sector agrícola contribui para melhoria da nutrição dos angolanos
Luanda - O Secretário de Estado da Agricultura, Amaro Tati, afirmou, nesta quarta-feira, em Luanda, que o significativo crescimento no sector agrícola no país tem contribuído, de certa forma, para a melhoria nos níveis nutricionais dos angolanos.
Amaro Tati, que falava à margem da cerimónia de tomada de posse dos membros da Associação Angolana de Nutricionistas, frisou que o crescimento da agricultura em Angola deve-se ao esforço público, individual e privado.
Referiu que os conselhos que os nutricionistas têm feito em prol do bem- estar das pessoas levou a que o sector criasse a hoje empossada Associação dos Nutricionistas.
Amaro Tati espera que a iniciativa dos profissionais de nutrição venha criar os instrumentos indispensáveis que possam auxiliar as políticas dos sectores Agrário, Saúde e Indústria e influencie na mudança de comportamento da sociedade quanto aos hábitos alimentares.
" Esperamos que esteja a nascer um instrumento fundamental para o futuro do país, para termos vida mais longa numa expectativa de bem comer" disse.
Por sua vez, a presidente da Associação Angolana de Nutricionistas, Djamilah Morgado, referiu que a agremiação tem como objectivo dar resposta às questões nutricionais do país quer seja a nível de combate à desnutrição, do sector científico e ao combate a outros problemas nutricionais como a obesidade.
Informou que foram elaborados, a propósito, vários programas a nível científico e da saúde pública para, em colaboração com o Ministério da Saúde. Trabalhar visando melhorar a situação nutricional do país.
Acrescentou que actualmente a associação conta com 52 nutricionistas registados que considerou ainda insuficiente para atender a demanda, mas espera um aumento de profissionais da área em pouco tempo para a prossecução dos objectivos a que se propõe a agremiação.
Djamilah Morgado é de opinião que para haver uma boa nutrição é necessário ter acesso aos alimentos com qualidade, ter conhecimento dos produtos e confeccioná-los de forma correcta e higiénica .