News & Announcements

18/06/2015: Sector agrícola contribui para melhoria da nutrição dos angolanos

Sector agrícola contribui para melhoria da nutrição dos angolanos

Luanda - O Secretário de Estado da Agricultura, Amaro Tati, afirmou, nesta quarta-feira, em Luanda, que o significativo crescimento no sector agrícola no país tem contribuído, de certa forma, para a melhoria nos níveis nutricionais dos angolanos.

Amaro Tati, que falava à margem da cerimónia de tomada de posse dos membros da Associação  Angolana de Nutricionistas, frisou que o crescimento da agricultura em Angola deve-se ao esforço público, individual e privado.

Referiu que os conselhos que os nutricionistas têm  feito  em prol do bem- estar das pessoas levou a que o sector criasse a hoje empossada Associação dos Nutricionistas.

Amaro Tati  espera que a iniciativa dos profissionais de nutrição venha criar os instrumentos  indispensáveis que possam auxiliar as políticas dos sectores  Agrário, Saúde e Indústria e influencie na mudança de comportamento da sociedade quanto aos hábitos alimentares.

" Esperamos que esteja a nascer um instrumento fundamental  para o futuro do país,  para termos vida mais longa numa expectativa de bem comer" disse.

Por sua vez, a presidente da Associação Angolana de Nutricionistas, Djamilah Morgado, referiu que a agremiação tem como objectivo dar resposta às questões nutricionais do país quer seja a nível de combate à desnutrição, do sector  científico e ao combate a outros problemas nutricionais  como a obesidade.

Informou que foram elaborados, a propósito, vários  programas a nível científico  e da  saúde pública para,  em colaboração com o Ministério da Saúde. Trabalhar visando melhorar a situação nutricional do país.

Acrescentou que  actualmente a associação conta com 52 nutricionistas registados que considerou ainda insuficiente para atender a demanda, mas espera um aumento de profissionais da área  em pouco tempo  para a prossecução dos objectivos a que se propõe a agremiação.

Djamilah Morgado é de opinião que para haver uma boa nutrição é necessário  ter acesso aos alimentos com qualidade, ter conhecimento  dos produtos e confeccioná-los  de forma correcta e higiénica .