News & Announcements

08/06/2015: Delegação angolana na cimeira da COMESA/EAC/SADC

Delegação angolana na cimeira da COMESA/EAC/SADC

Luanda - Uma comitiva angolana, chefiada pelo ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, participa desde hoje, segunda-feira, em Sharm El-Sheikh (Egipto), na 3ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Mecanismo Tripartido COMESA/EAC/SADC.

De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso, em Luanda, o ministro Job Graça representa, neste evento que termina quarta-feira, 10, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A cimeira tem como objectivo proceder ao Lançamento da Zona de Comércio Livre Tripartido, através da assinatura do Projecto de Acordo – Zona de Comércio Livre (ZCL).

A terceira reunião ao Conselho de Ministros do Comité de Altos Funcionários da ZCLT foi preparada pelos delegados de Angola, Botswana, Burundi, República Democrática do Congo, Djibouti, Egipto, Eritreia, Etiópia, Quénia, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Rwanda, Seychelles, África do Sul, Sudão, República Unida da Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe e funcionários do Grupo de Trabalho Tripartido constituído pelos secretariados do COMESA, da EAC e da SADC.

Participaram igualmente do encontro preliminar representantes da Comissão da União Africana (CUA), do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).

A delegação angolana no encontro integra também os secretários de Estado do Comércio Externo, Alexandre Costa, da Indústria, Kiala Gabriel, e altos funcionários das Ministérios das Relações Exteriores e do secretariado nacional da SADC.