News & Announcements

08/06/2015: Ministro da Saúde admite atenção integral aos doentes diabéticos

Ministro da Saúde admite atenção integral aos doentes diabéticos

Luanda - O Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, reconheceu hoje, segunda-feira, que a oferta de uma atenção integral aos pacientes de diabetes, começando pela informação e a disponibilidade de produtos dietéticos que permitem os doentes terem uma vida mais saudável, constitui uma das preocupações do seu pelouro.

José Van-Dúnem falava por ocasião da abertura do curso de formação para aplicação em Angola do HeberProt-P (medicamento para o tratamento do pé diabético), que decorrerá de 8 a 25 do mês corrente.

Segundo o titular da pasta da saúde, esta oferta passa ainda pela educação e conforto do paciente, onde o objectivo é trabalhar sobre os preços suportáveis nas farmácias, a disponibilidade gratuíta nas unidades hospitalares, iniciando pelos anti-diabéticos orais e passando pelas insulinas.

Para o ministro, a intenção dessa formação é situar a razão porque se utiliza o hebertprot.

"Estamos preocupados com o peso das doenças crónicas não transmissíveis e estamos a ensaiar pessoas para tornar esta resposta mais efectiva e possível", ressaltou.

José Van-Dúnem sublinhou que a expectativa é fazer desta formação, núcleo radiador de conhecimentos aonde aqueles que trabalham em diabetes possam vir inspirar para melhor, o seu trabalho.

"Devemos criar capacidade adequada para que os técnicos possam ganhar habilidade na utilização do hebertprot para serem agentes formadores, primeiro com carácter regional para, Huambo Benguela, Huila, Malanje e Cabinda e depois para outras províncias ou onde haja um população diabética que mereça essa atenção", salientou.

Fez saber que nestes esforços o hospital Josina Machel tem trabalhado afincadamente com a utilização de ferramenta extremamente importantes posta à disposição pelo governo de Cuba que se prende ao Hibertprot-p.