News & Announcements

19/05/2015: Presidente José Eduardo dos Santos preocupado com a situação na Região dos Grandes Lagos

Presidente José Eduardo dos Santos preocupado com a situação na Região dos Grandes Lagos

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, afirmou nesta segunda-feira em Luanda que fácil é constatar que a situação prevalecente na Região dos Grandes Lagos ainda inspira muitos cuidados.

Para o presidente angolano e em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) que falava na Cimeira dos líderes desta sub-região de África, essa situação de instabilidade na zona, "obriga os chefes de estado a reforçar as medidas para se fazer face às ameaças que atentam contra a paz e a segurança de alguns países que a integram.

Disse que estas ameaças que atentam conta a segurança e paz na zona podem criar repercussões inevitáveis sobre os restantes estados membros.

A Cimeira analisou a situação de paz, segurança e humanitária nos Estados membros com especial atenção nas Repúblicas do Burundi, Centro Africana, Democrática do Congo, Sudão do Sul e a ameaça de terrorismo na referida zona.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Dela fazem parte Angola, Burundi, República Centro -Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.