Press Release

08/05/2015: EMBAIXADOR ANGOLANO ENCONTRA-SE COM PRESIDENTE DA CHEVRON

EMBAIXADOR ANGOLANO ENCONTRA-SE COM PRESIDENTE DA CHEVRON

Washington - O embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, foi recebido em audiência na terça-feira por Ali Moushiri, presidente da Chevron para África e a América Latina, na sede da companhia, à margem da participação do diplomata angolano na edição 2015 da Conferência de Tecnologia Offshore que decorre em Houston, Texas desde segunda-feira (04).

Neste primeiro encontro, os dois interlocutores analisaram a contribuição da Chevron no processo de desenvolvimento em curso no país, desde o início da sua actividade em Angola há 60 anos, 25 dos quais pós-independência, que juntamente com a CABGOC e os parceiros do Blocos 0 e 14 investiram mais de USD 210 milhões no desenvolvimento social e comunitário nas 18 províncias angolanas.

“A Chevron para nós é um parceiro que tem igualmente jogado um importante papel também na divulgação da imagem positiva que queremos transmitir sobre a Nova Angola aos parceiros americanos seja à administração, senado, congresso, ONGs e à sociedade americana em geral. Passámos em revista alguns dossiers concernentes às operções da companhia em Angola, sobretudo os projectos sociais que estão a ser implementados”, disse o embaixador Agostinho Tavares.

Por sua vez, Ali Moushiri enfatizou que o encontro foi bastante produtivo, ao serem abordadas questões de interesse comum, como a maneira como podem trabalhar juntos para melhor expandir os interesses económicos entre Angola e os EUA.

Referindo-se particularmente ao envolvimento da companhia em iniciativas sociais em Angola, o presidente da Chevron para África e América Latina informou que a petrolífera americana e a Sonangol, nos últimos 10 anos investiram cerca de 200 milhões de dólares em projectos sociais em Angola, nomedamente nos domínios da saúde, educação, crescimento económico e meio ambiente.

“A maior e a mais recente iniciativa foi o programa de combate ás células falciformes, uma iniciativa da Sra. Primeira-Dama de Angola, Ana Paula dos Santos, que tem como objectivo o teste de diagnóstico e tratamento preventivo das crianças com células falciformes. No âmbito do projecto que conta com a colaboração do Texas Childrens Hospital, com sede em Houston, cerca de 11.000 mil crianças já foram testadas e 3.000 mil já tratadas”, disse Ali Moushiri.

Esta iniciativa é um exemplo de sucesso entre uma parceria público-privada que a Chevron ajudou a estabelecer em Angola.

A delegação angolana que representa o país na Conferência de Tecnologia Offshore em Houston, com encerramento marcado para sexta, participou na quarta-feira, no Simpósio de Negócios organizado pela Câmara de Comércio EUA-Angola que contou com a presença de empresários angolanos.