News & Announcements

23/04/2015: Ministério da Cultura quer reflexão sobre importância do livro

Ministério da Cultura quer reflexão sobre importância do livro

Luanda - O Ministério da Cultura exortou nesta quinta-feira, em Luanda, as famílias e instituições a reflectirem e agirem para a expansão do livro, da criação do gosto pela leitura e da proteção dos Direitos do Autor, como forma de contribuir na implementação da política cultural.

Numa mensagem em torno do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, que hoje se assinala, o departamento ministerial considera que a literatura constitui um meio privilegiado para a transmissão de valores, de conhecimentos de experiências e estimula a criatividade.

Assinado pela titular da pasta, Rosa Cruz e Silva, na mensagem lê-se que o Executivo aposta na democratização da leitura, garantindo o seu acesso com a expansão das Bibliotecas, Mediatecas, para as múltiplas acções de incentivo à literatura.

Quanto à indústria do livro, o Executivo aposta na criação das condições necessárias para que o livro seja um objecto acessível, visto que é um importante veículo de transmissão do saber e da Cultura, constituindo um valioso meio de apoio à pesquisa social e científica, à conservação do Património Cultural, para formar cidadãos participativos que exerçam em consciência os seus direitos e deveres.

O 23 de Abril foi instituído pela UNESCO em 1995 como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, com o objectivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância do livro na sociedade.